quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

2015: e que venham os concursos!

Desde o final de 2014, a página do blog no Facebook tem recebido inúmeras curtidas, coisa que há tempos não acontecia em volume como vem acontecendo, pela falta de atualização dos posts. Não sei bem porque, o caso é que muitas pessoas estão “curtindo” a página mesmo sem atualizações por lá (a última é de outubro de 2013! Que relapsa! rs) e como todo início de ano serve para que possamos nos reorganizar, estabelecer novas metas, tomar decisões e atitudes importantes para alcançar o que almejamos e pôr em andamento projetos de vida, resolvi fazer um post para espanar a poeira do blog e da vida de concurseira.

Falando nisso, para os concurseiros de plantão, a expectativa é de que 2015 traga muitas oportunidades, pois vários órgãos já enviaram pedidos ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para abertura de vagas.  De olho nas futuras nomeações, o ideal é buscar editais anteriores dos órgãos de interesse e iniciar os estudos o quanto antes. Para quem ainda não se decidiu por alguma instituição específica, as matérias básicas como português, matemática, raciocínio lógico, informática e conhecimentos específicos devem ser o foco, deixando para priorizar as matérias específicas de cada órgão quando do lançamento do edital. Neste link você encontra uma matéria com os principais concursos esperados para 2015, escolha o seu!

Para mim (assim como para muitos de nós, jornalistas), a maior dificuldade é a famigerada matemática. Presente em alguns editais (a meu ver apenas para eliminar candidatos), a danadinha já me roubou algumas oportunidades... Por isso, decidi iniciar meus estudos para o próximo concurso (Amazul) por esta matéria e exorcizar esse fantasma de vez. rsrs 

Em geral, os conteúdos pedidos para esta matéria são os de ensino médio, também cobrados nos vestibulares. Por conta do ENEM, os conteúdos disponíveis na rede para estudo são ricos e variados. Na minha pesquisa encontrei a Khan Academy, que oferece ensino gratuito. O site é interativo, com vídeoaulas e diversas ferramentas disponíveis para a prática de exercícios. O conteúdo é excelente, vale muito a pena. 

A Fundação Getulio Vargas também criou um curso gratuito voltado para o ENEM, chamado Ensino Médio Digital, que oferece aulas em slides e exercícios ao final de cada etapa estudada. Eu, particularmente, tenho dificuldade em “ler” a matemática, mas como se trata de FGV, que também é banca de vários concursos, acredito que super valha a pena experimentar o método deles. 

Outra ótima opção é o AulaDe, que oferece vídeoaulas gratuitas. Já o site Me Salva também traz vídeoaulas (a maioria é paga, mas dá pra aproveitar as que são gratuitas) e provas para a prática de exercícios.

Tem ainda o Aula Livre, que oferece diversos cursos em vídeoaulas (a maioria também pago), mas o curso do link, preparado para revisão para o vestibular, é gratuito. Vale a pena para a finalização dos estudos, para fixar os conteúdos já vistos. 

O blog Materiais e Dicas de Estudos para Jornalistas Concurseiros deseja a todos um 2015 iluminado e recheado de aprovações! E que venham as provas e as nomeações! Espero ter ajudado com este pontapé inicial. rsrs (Vou testar por aqui e depois conto como foi, combinado?) Vamos aos estudos?! Quem vem comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!