quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Mudanças no blog e organização para os estudos

Pensando em deixar o visual do blog mais leve e organizado, fiz alterações no layout e inclui as guias laterais 'Bancas de Concursos’ (à esquerda), para facilitar a busca por editais de concursos direto nos sites das bancas; ‘Biblioteca Online’ (à direita), com links de acesso a bancos de provas, ebooks, etc e atualizei e estou incluindo novos links nas guias ‘Sites recomendados’ e ‘Blogs de interesse’ (à direita). E como o blog é feito para vocês, aceito sugestões para novas mudanças e inclusões. Deixem nos comentários suas dicas, serei muito grata por isso! Organizar o blog me ajuda também a organizar meus estudos e manter a disciplina para encarar a maratona do dia a dia de uma concurseira. 

Por falar em organização, acredito que esse seja um item fundamental para o sucesso nos estudos. Especialmente para quem trabalha e estuda, como é o meu caso, e precisa otimizar o tempo para garantir o cumprimento do cronograma e conseguir estudar todo o conteúdo programático dos editais. O ideal é ter uma mesinha em um cantinho só seu, limpo e arejado, com boa iluminação e longe de barulhos. Procure deixar o local de estudos sempre limpo e organizado, com  livros para consultas sempre a mão, ficheiros e blocos para anotações, além do kit básico 'caneta, lápis, borracha' e mãos à obra, digo, aos estudos. Mas se para você ter um local assim em casa é complicado, não desanime! A boa e velha Biblioteca Pública funciona muito bem, além de ser um espaço para consultas de livros que nem sempre podemos ter em casa e, em algumas delas, dá até para usar o sinal do Wi-Fi e fazer pesquisas online.

Para quem está iniciando os estudos e não tem a menor ideia de por onde e como começar, o site ExamTime funciona como uma planilha online em que o aluno pode agendar as disciplinas de estudo por dias e horários, fazer anotações, participar de grupos de estudos e ainda ter acesso à aulas e materiais disponibilizados pelos usuários. E o melhor de tudo: é gratuito.

Como já estudo há algum tempo, tenho muitos resumos e anotações, então, procuro organizar tudo em blocos de fichário, por matérias e assuntos, para revisões de conteúdo e consultas para solução de dúvidas posteriores, principalmente quando estou resolvendo provas e exercícios. Resolver provas de concursos antigos, aliás, é a forma mais eficiente de conhecer os conteúdos mais cobrados pelas bancas, pegadinhas e macetes para passar. Como já escrevi lá em cima, criei a guia Biblioteca Online, bem ali no canto direito do blog, lá você encontra alguns links com bancos de provas para download. Resolva as provas e vá fazendo anotações sobre os conteúdos, analisando os erros e pegadinhas para ficar atento na hora do certame e conseguir acertar o maior número de questões. A excelência vem com a experiência, não é assim?

Os Mapas Mentais também são coringas para memorização dos conteúdos e consultas rápidas. Para ajudá-lo a fazer seus próprios Mapas Mentais neste link do site Esquemaria  tem várias dicas e materiais gratuitos.

Organize-se para aproveitar ao máximo o tempo de estudo e otimizar o aprendizado, já que quando o edital é lançado  a prova é realizada em,  no máximo, dois meses e pode não dar tempo de ver conteúdos importantes para a aprovação. Então, o melhor é iniciar os estudos o quanto antes, começando pelas matérias mais densas ou de conteúdos de maior dificuldade. Divida os dias para cada matéria e intercale horários para os conteúdos de forma a tornar o processo dinâmico e não desanimar quando surgem dúvidas. Estudar sozinho exige disciplina e insistência. Tenha em foco sua meta e siga rumo à aprovação! E é exatamente pra lá que eu vou! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!