segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como anda a sua memória?

Olá, concurseiros jornalistas! 

Para começar bem a semana trago o curso de memorização do psicólogo Alberto Dell'Isola, conhecido como super memória. São seis vídeoaulas em que o especialista em memória dá dicas e explicações acerca do processo de memorização nos estudos para concursos, ensina a elaborar mapas mentais e mostra como enfrentar o nosso maior concorrente — nós mesmos. O autossabotador, como denomina o especialista, é o principal rival dos concurseiros; saber como enfrentá-lo tornará a concentração e, consequentemente, a assimilação dos conteúdos mais eficaz. 

Vale a pena dar uma parada nos estudos para assistir aos vídeos. Mesmo que algumas dicas como a elaboração e estudo de mapas mentais sejam mais voltadas para a área jurídica é fácil adaptá-las a nossa realidade para construir estratégias para uma melhor memorização dos estudos. Foi de lá, inclusive, que retirei algumas ideias para o post sobre como fazer uma boa prova

Estudando, percebi o quanto é real o que ele diz sobre a perda de concentração, quebra da leitura sequencial e demais problemas que fazem com que o nosso rendimento nos estudos diminua. Identificá-los rapidamente nos torna cada vez mais direcionados e espertos para não deixar o sabotador nos derrotar. 

Para quem quiser saber mais sobre como fazer mapas mentais, neste link há diversos softwares disponíveis para download. A maioria é em inglês, mas são bem intuitivos e fáceis de usar.

Tudo isso ajudará a otimizar o tempo dos estudos, um dos pontos mais problemáticos para os concurseiros que dispõem de poucas horas livres para estudar. 

Além dos vídeos gratuitos, Dell'Isola mantém o blog Super Memória com um rico material sobre o tema, para aqueles que se interessam pelos mistérios e curiosidades do cérebro humano.


PS: o grupo de estudos já está com um bom volume, essa semana ainda daremos andamento a ele! Aliás, a mulherada está com tudo nos estudos, né?! Vamos que vamos! 




Boa semana e bons estudos! 

4 comentários:

  1. vc tb quer passar em um concurso? rs...
    to seguindo vc tb.
    bora trocar umas ideias jornalisticas..rs..

    ResponderExcluir
  2. Oi Fefa! Estou aqui pra isso! Se tiver algum texto ou material para contriburi só me passar que publico aqui, ok?! Vamos nos seguindo!

    Bons estudos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mii!! Deixa eu te perguntar: vc sabe onde encontro material online sobre diagramação? To super fraca nesse assunto e quase sempre cai alguma coisinha nas provas...
    Beijokas e bom feriado (estudando, é claro heheheh)!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, estou para fazer um post sobre isso, mas só também tenho pouco material sobre o tema. É realmente difícil de achar sites sobre o tema...

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!