quinta-feira, 2 de junho de 2011

Comunicação institucional, media training e gestão de crise

A crescente profissionalização da comunicação institucional e corporativa tornou esse um tema atual também nas provas de concursos para jornalistas. 

O que Chaparro chama de fontes organizadas, as Assessorias de Comunicação dos órgãos do governo, de associações, de grupos culturais, entre outros, proporcionam grande parte da informação divulgada pela imprensa e, por isso, tem despertado a atenção de gestores para profissionais cada vez mais preparados cujas competências vão além da elaboração de releases; passam também pelo planejamento estratégico das ações direcionadas a seus públicos (tanto interno quanto externo) e aos veículos de comunicação de massa.

O fortalecimento da imagem empresarial e institucional tem sido o grande foco destas ações, que pretendem, ainda, conquistar novos públicos para seus produtos ou, no caso do governo, provocar a empatia de todo eleitorado quanto ao direcionamento de suas políticas. 

E é ai que entra o trabalho do jornalista servidor público, por isso, estes conceitos mais do que presentes nas provas dos concursos, estarão presentes no dia a dia profissional, após conquistarmos o tão almejado cargo público.

Por outro lado, saber como os colegas de profissão — que estão em busca da notícia em sua acepção primeira — vêm estes processos comunicacionais em busca de maneiras para burlar o planejamento e, assim, conquistar o "furo" ou atos falhos, também devem ser estudado por quem pretende estar "do outro lado do balcão". Trago então, esse slide sobre Como Cobrir a Administração Pública.

Daí a necessidade e importância de profissionais de media training que têm a função de preparar as autoridades de Estado ou porta-vozes para o trato com a imprensa, principalmente em situações de crise ou mesmo para uma "simples" entrevista para a TV. Nesse slide estão os principais conceitos e dicas sobre o Media Training.

Pensando nisso, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) preparou o Manual de Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial para orientar seus funcionários e que também pode ser usado como fontes de estudos para concursos. Aqui está disponibilizado um estudo sobre a Comunicação Empresarial como ferramenta estratégica. E aqui um outro estudo sobre a Comunicação de Crise.

Nesse link, o livro Jornalismo Empresarial: teoria e prática pode ser lido gratuitamente. A obra consta da lista de livros da biblioteca virtual do google, em que é possível encontrar diversos títulos voltados para o estudo da Comunicação e do Jornalismo.

Aproveitem os materiais e bons estudos!

Um comentário:

  1. Muito bom, Mi! Outra fonte bacana de Jornalismo Institucional é o site da ABERJE. É muito voltado para empresas, mas tudo isso pode ser abordado em concurso, pelo viés da comunicação institucional, inclusive a comunicação interna.

    Uma dica legal também é ler os livrinhos da Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense. Dá pra ler em uma horinha e vem cheio de cases e conceitos. Eu acabei de ler o "O que é Comunicação Empresarial", de Paulo Nassar e Rubens Figueiredo. A edição que eu li é meio antiga, 1997, mas usa termos muito atuais. Fala de comunicação interna com muita maturidade. Eles colocam até o lobby como função da comunicação empresarial de demonstrar a transparência e a ética no trato com o governo.

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