quarta-feira, 8 de junho de 2011

Difusão científica: o jornalismo a serviço da ciência

Quem irá prestar o concurso da Infraero e leu o extenso e confuso conteúdo programático para a prova, pode estar se perguntando: o que é Difusão Científica, Jornalismo Especializado e Científico e onde encontrar materiais para estudo sobre esses temas? (Não vou discutir aqui se vale a pena ou não prestar o concurso, mas indico este post do blog Jornalistas Concurseiros, da Mariana Mazza. Lá alguns concurseiros estão trocando experiências e opiniões sobre o assunto.) 


Introduzido no Brasil em 1897 de maneira despretensiosa e inusitada com as reportagens de Euclides da Cunha para o jornal Estadão relatando a Guerra de Canudos — mais tarde reunidas e publicadas no livro "Os Sertões"— o jornalismo científico ocupa-se em tornar públicas as descobertas e avanços científico-tecnológicos.

Para Nilson Lage, é necessário que o jornalista tenha espírito científico a fim de transformar este conhecimento em material jornalístico. Em seu livro "A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística",  que pode ser lido gratuitamente na biblioteca virtual do google, o autor dedica um dos capítulos ao tema.

Existe ainda o curso on-line gratuito de jornalismo científico oferecido pela Federação Mundial dos Jornalistas Científicos (WFSJ) em parceria com a Rede de Ciência e Desenvolvimento.

O trabalho de Antonio Fernando Cascais disponibilizado gratuitamente neste link, trata da Mitologia dos Resultados no Jornalismo Científico e também pode ser usado como material de estudos.

Encontrei também  este slide explicativo sobre o tema. E como sempre faço, compartilho com vocês neste outro link um resumo feito por mim para orientar meus estudos.

Aproveitem os materiais e bons estudos!

PS: Aproveito para pedir desculpas a vocês pela ausência aqui no blog. Estou me preparando para o concurso da UFSC, com a rotina dos estudos fico sem tempo para pesquisar a fundo os temas de que trato aqui. Ai posso demorar um pouco mais para postar, mas continuarei postando! (A propósito, mais alguém ai vai prestar para Técnico Administrativo da UFSC?)

Se tiverem sugestões de temas e perguntas deixem aqui nos comentários que eu respondo e assim que puder publico post com os assuntos mais pedidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!