segunda-feira, 25 de julho de 2011

Série de materiais para a EBC: História do Jornalismo e dos Meios de Comunicação

Depois de alguns dias de folga, volto com a série de materiais para a EBC. O tema de hoje é a história de nossa profissão.

O jornalismo é o meio pelo qual a história da humanidade é contada, dia a dia, num processo contínuo e inesgotável. Desde a sua instituição, nossa profissão tem sido responsável por grandes transformações sociais. Torna-se necessário, portanto, traçar sua própria linha do tempo a fim de conhecermos o processo de construção e estabelecimento dos medias como fonte de informação, diversão e cultura e suas próprias transformações para atender a um público cada vez mais exigente.

Em 2008 a imprensa brasileira comemorou 2 séculos de existência. O marco da imprensa no Brasil foi o Correio Braziliense, editado em Londres por Hipólito José da Costa em 1808. No entanto, o primeiro jornal genuinamente brasileiro foi a Gazeta do Rio de Janeiro, embrião do viriam a ser, na República, a Imprensa Nacional e o Diário Oficial, propiciado pela transferência da corte de Dom João VI para o Brasil. De lá para cá muita coisa mudou, mas o caráter de vigilante da política e do cumprimento das leis e regras da sociedade ainda garante ao jornalismo o estatus de quarto poder, intrínseco ao papel de todo jornalista. 

A História do Jornalismo costuma ser pouco abordada em provas de concursos, mas sempre aparece em questões no estilo "pegadinha". No edital da EBC o tema está restrito a poucos cargos, mas de forma bem abrangente. Por isso pesquisei e disponibilizo bastante material para os concurseiros jornalistas conhecerem um pouco dos personagens e fatos marcantes da história do jornalismo impresso, do rádio, da TV e da Internet. Vamos ao que interessa, então? rs

Está disponível para leitura na biblioteca virtual do Google, o livro História da Imprensa no Brasil, de Juarez Bahia. 



Bons estudos e boa semana a todos!

7 comentários:

  1. Michele,

    Queria realmente te agradecer pelo material cedido para os estudos. Já virou tradição: todos os dias olho seu blog em busca de mais conteúdo. Em minha cidade não há cursinho preparatório para a EBC, por isso estava angustiada com a carência de material.Sei que você já passou, mas por favor, continue no ajudando!! É quase um pedido de socorro rsrs. Por fim, se não for pedir muito, você poderia publicar algo relacionado mais especificamente a rotina do jornalista nas diversas mídias? Digo, algo como os diferentes modos de produção de notícias tendo em vista as especificidades de cada meio. Que tal?
    Abrs,
    Lívia - Salvador-BA

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia, obrigada! Pode deixar que vou continuar ajudando com meus posts aqui no blog.

    Quanto as rotinas de produção, principalmente para subsidiar a prova prática, tem sido o grande questionamento dos candidatos desde o lançamento deste Edital.

    Estou preparando um post com provas práticas, quem sabe ajude, né...

    Mas vou continuar pesquisando e se descobrir mais alguma coisa corro pra compartilhar com vocês!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Michele, que ótimo o seu blog! Obrigada por compartilhar conosco, é muita gentileza! Você teria alguma dica do material de Gestão da Comunicação? Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Beleza Michele! A gente agradece!

    Lívia

    ResponderExcluir
  5. Oi Luna. Vou montar um post sobre isso também, pode deixar! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Sensacional seu blog. Minha formação foi em Rádio e TV e sei que é gritante a carência de conteúdos voltados principalmente ao audiovisual.
    Obrigado pela força, sucesso!

    Netto Nunes - Bahia

    ResponderExcluir
  7. Não consigo acessar os links..... vai pra uma página de acrobat.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!