quinta-feira, 14 de julho de 2011

Materiais de estudos para o concurso da EBC

Olá, concurseiros jornalistas! 



Empolgados para o concurso da EBC (Empresa Brasil de Comunicação, antiga Radiobrás)? Com tantas vagas este com certeza é o principal concurso de 2011 para a nossa área. 

Atendendo a sugestão da leitora Fabiana vou iniciar uma série com materiais específicos para este concurso. Os materiais sugeridos pela Fabiana podem ser encontrados nestes links aquiaqui e aqui

Hoje trago a LEI Nº 11.652 — que regulamenta a criação da EBC —,  o Decreto nº 6689/2008 — que aprova o Estatuto Social da EBC —, a LEI Nº 8.977, conhecida como Lei do Cabo, e o Capítulo V da Constituição Federal  — Da Comunicação Social.

Neste link o Manual de Jornalismo da Radiobrás, organizado por Celso Nucci em 2006. Este material foi o primeiro a padronizar a comunicação na empresa, mas é anterior às mudanças na Lei. Assim, não estou certa da continuidade da sua utilização na EBC, mas serve de norte para nossos estudos preparatórios para a prova do concurso. 

No site do PCI Concursos encontrei algumas provas antigas da EBC, porém nenhuma para o cargo de jornalista. Dos concursos realizados para a antiga Radiobrás só encontrei o edital, mas nenhuma prova. Se encontrei alguma prova me avisem que posto aqui! 

Se tiverem sugestões de materiais, dicas de estudo, ou mesmo se quiserem publicar algum  artigo, o espaço está aberto! 


Bons estudos!

40 comentários:

  1. Obrigada pelo post, Michele!

    Com certeza, essa apostila da radiobrás poderá nos ajudar tanto na prova específica quanto na prova prática profissional.

    E por falar nisso, alguém já começou a selecionar materiais para a prova prática profissional?

    ResponderExcluir
  2. No site www.comtexto.com.br tem bibliografia de vários segmentos jornalísticos, inclusive empresarial.

    ResponderExcluir
  3. Oba! A Michele está de volta!! Seu blog é parada obrigatória para mim todos os dias. No site pontodoscuncurso tem um curso on line para as matérias básicas do edital da EBC.

    ResponderExcluir
  4. Gente, nenhum curso aqui em Brasolia abriu turma para conteúdo específico para EBC... Que eu saiba, nada!

    Michele, me passa seu email, vou passar as provas da EBC de 2004, tenho em pdf.
    Achei simples demais para o estilo Cespe, imagino que vá ser bem mais difícil, claro.

    Beijos, bons estudos, galera!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Nancyelle!

    Vc já deu uma olhada no site do gran cursos aí de BSB? Acho que eles iam abrir turma.

    Como não moro em Brasília, até enviei uma mensagem perguntando se poderiam enviar o material pelo correio, mas responderam que o material seria somente para o curso presencial.

    Caso consiga descobrir, conte pra gente aqui!

    Também gostaria de receber as provas de 2004 da EBC.
    Você poderia me enviar?
    Meu e-mail: fabianapeixoto.cultura@gmail.com.

    Obrigada e bj!

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas! Então, vi no twitter mesmo que o Grancursos abriu uma turma, mas só presencial...

    Quero as provas sim! Me manda no: michelebarros@ig.com.br


    bjs

    ResponderExcluir
  7. O Grancursos abriu msmo turma para EBC.
    Tou mandando as provas para vcs, beijo!

    ResponderExcluir
  8. Gente podem enviar essas provas para mim também? caso sim: anaclaudiaamorim1@gmail.com

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Ei, Michele, a coordenação do site pontodosconcursos acabou de me informar que estão preparando aula demonstativa do curso on line específico para jornalista de EBC!

    ResponderExcluir
  10. Gente, o Ponto dos Concursos é ótimo!
    Se abrirem específico, acho que faço...
    Vamo que vamo!
    Vou te passar a prova, Ana.

    ResponderExcluir
  11. Já baixei as provas. Obrigada! Nancyelle.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Oi gente! Encontrei um livro no google sobre política e comunicação que vai cair na EBC. Chama-se "Mediatização da Comunicação Política. Media, Política e Comunicação. A Negociação do Poder" de Daniel do Rosário Medina. Ainda não li o livro (vou tentar achar em alguma biblioteca), mas acho que é interessante. O google só disponibiliza algumas partes.

    Ha, Nancyelle, será que poderia me passar as provas também?

    Beeeeijosss a todos!!

    Ana Elisa

    ResponderExcluir
  13. Ha... meu email pra Nancyelle, caso for me mandar as provas hehehehe

    anazyk@yahoo.com.br

    beeeejos

    Ana

    ResponderExcluir
  14. Adorei essa notícia do curso de específicas para a EBC do Ponto! Vou ficar de olho!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Matrículas abertas para curso on line de jornalista da EBC no pontodosconcursos. OBA!

    ResponderExcluir
  16. Tem também para gestor, arquivo e pesquisa e RP

    ResponderExcluir
  17. Olá! Meu nome é Adriana e estou pensando e prestar concurso pela primeira vez. E eu vi nos comentários que algumas pessoas tem as provas anteriores da EBC. Por gentileza, poderia me enviar essas provas?
    O e-mail é adrianacardoso_1@hotmail.com
    Obrigada
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Gente, sou de Belém e já me inscrevi para prestar o concurso em BSB. Também gostaria de ter acesso a estas provas, caso dê pra enviá-las meu e-mail é graziellacmendonca@gmail.com. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi, gente! Postei as provas no blog, estão no post acima deste!

    ResponderExcluir
  20. Opa! Podem me enviar essas provas também?

    rakowitsch@yahoo.com

    Brigadão!!!

    ResponderExcluir
  21. As provas já foram postadas no blog, no post acima deste, é só clicar lá e baixar!

    ResponderExcluir
  22. oi, boa noite, vcs ja fizeram algum curso online no ponto dos Concursos? é confiável?

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, não se guiem totalmente pelo Manual de Jornalismo da Radiobrás. Faço estágio na EBC e sei que ele está sendo reformulado! Acredito que as legislação existente será muito mais útil para informar a conduta adequada na empresa.

    ResponderExcluir
  24. Olá,Mariana.

    você que é da EBC, tem alguma idéia de como será a prova prática de jornalismo? Você tem algum material de apoio que possa nos enviar, como por exemplo, algum plano de cobertura jornalistica da EBC?

    ResponderExcluir
  25. Nancyelle, se vc tiver a prova de 2004 para nivel medio manda para o meu E-mail também por favor!!
    Estou fazendo curso no grancurso so que não esta tendo especifica e estou com muita dificuldade para achar o meu conteudo de especifica. O meu cargo é TÉCNICO DE OPERAÇÕES DE EMPRESA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA – ATIVIDADE: SISTEMAS.
    andreia_nana2006@yahoo.com.br
    Grata

    ResponderExcluir
  26. [oi, boa noite, vcs ja fizeram algum curso online no ponto dos Concursos? é confiável? ] ²

    ResponderExcluir
  27. gente, eu comprei pela internet uma apostila virtual da Omega concursos específica para o concurso da EBC. É furada!!! As atualidades, por exemplo, são textos tirados da internet em 2001

    ResponderExcluir
  28. O Ponto dos Concursos é total confiável, vale suuuuuuuuuper a pena, é muito bom!!

    Andreia, não tenho provas da EBC de nível médio.
    No link que a Michele colocou do PCI Concursos deve ter, olha ae, beijos.

    ResponderExcluir
  29. Nancyelle de Oliveira
    ESTOU PRECISANDO PARA ESTUDAR AS PROVAS ANTERIORES DA EBC. JA QUE VC TEM PODE ME MANDAR.
    BOA SORTE
    ROSARIA COUTO
    ROSARIACOUTO18@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  30. Olá Michele!

    Sempre entro nesse blog,no entanto,não sei se é problemas no meu computador~,não consigo vizualizar nenhum dos textos postados. Voce poderia mandar as legislações para o meum e-mail?

    Sei que isso está disponibilizado no site do Palácio do Planalto. Porém, há muitos cortes, e acredito que voce tenha a lei atualizada.

    Meu e-mail é greicestrela@gmail.com

    Obrigada e um abraço
    Greice.

    ResponderExcluir
  31. Caros, gostaria de saber se alguém tem material sobre as teorias de comunicação.
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  32. oie boa noite ..

    Estou mesmo atras das provas anteriores.
    Poderia me mandar , por gentileza !!

    Meu e-mail é jeanmarciosoares@hotmail.com

    obrigado Jean Marcio

    ResponderExcluir
  33. Pessoal, o material do Ponto dos Concursos é muito confiável e bom, comprei para DatavaPrev/2011.....já sobre a última prova da Radiobrás, fiz em 2006, e sinceramente, a prova do Cespes será bem mais "punk"...não se iludam com a última prova

    ResponderExcluir
  34. a propósito, alguém acha interessante comentar questões de provas aqui, ou melhor, eu pessoalmente gostaria de tirar as minhas dúvidas...?!

    ResponderExcluir
  35. Oi meninas, sei que estou em falta com vocês, mas estou aqui! Também acho interessante que tirem dúvidas por aqui... é um espaço aberto para vocês! Com certeza a prova do Cespe será beeeem mais difícil que a anterior, aplicada pela Radiobrás. Os concursos estão se profissionalizando e nós temos que acompanhar.
    Infelizmente não tenho tido tempo para estar presente aqui, mas em breve estarei de volta. Hoje faz exato 1 mês que nao posto...

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Também gostaria de receber as provas de 2004 da EBC.
    Você poderia me enviar?
    Meu e-mail: paulanogueira.pdrn@gmail.com

    Para aqueles que buscam um lugar tranquilo e com estrutura para estudar, sugiro a Ala dos Estudantes na LBV - Brasília - DF.

    ResponderExcluir
  37. OLÁ BOM DIA E ÓTIMA ESTAÇÃO!!!!!!!!

    ALGUÉM PODE MANDAR PROVAS ANTERIORES DA EBC PARA A ÀREA DE ADMINISTRAÇÃO?

    EMAIL: pfernandus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. olá ,boa noite.Meu nome é Maria Elesbão gostaria de receber provas anteriores de concurso para jornalista. Mei imail é: melesbao@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!