sexta-feira, 15 de julho de 2011

Série materiais para EBC: Sociologia, Fundamentos e Teorias da Comunicação e do Jornalismo

Continuando a série de materiais para  o concurso da EBC o tema de hoje é: Fundamentos e  Teorias  da Comunicação. Quem conhece o estilo cespiano sabe que a organizadora gosta muito de questões sobre o assunto, então bora lá estudar!

Disponibilizo as apostilas Comunicação: conceitos, fundamentos e história,  Sociologia da Comunicação e Teoria Interacionista, o slide A Sociologia e o Ser Social e o livro Panoramas das Teorias do Jornalismo parte 1,  parte 2  e parte 3.

Neste link há uma apostila completa de Jornalismo. (Aparecerá uma tela com as opções de download ou open). É uma apostila montada a partir da wikipédia, mas é bem completa e a parte de teoria da comunicação bem explicada. 

Indico ainda o post Fundamentos e Teorias da Comunicação com mais alguns materiais sobre o tema. 

A leitora Nancyelle de Oliveira nos disponibilizou duas provas antigas do concurso da Rádiobrás, aplicadas em 2004 nestes links aqui e aqui. Não são da Cespe, mas servem para treinarmos os conhecimentos, principalmente os da prova prática. Obrigada Nancyelle! 


18 comentários:

  1. Primeiro dia que visito seu blog e estou impressionado com seu bom trabalho, Michele. Parabéns. Aproveito pra comentar que acredito que o link pra apostila completa de teoria de jornalismo está incompleto.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, eu deixo aqui uma dúvida sobre a prova prática: vocês esperam qual estilo de prova?

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivan, obrigada! Arrumei o link da apostila vê se funciona agora. Quanto a prova prática, nunca vi isso na Cespe... Não tenho ideia do que vem por aí...

    ResponderExcluir
  4. Mi,

    o link para "A Sociologia e o Ser Social" não está funcionando.

    Quando clicamos o link "teorias do jornalismo parte 1", direciona para a prova da radiobrás e não para o arquivo citado, e o link "teorias do jornalismo parte 3" abre o arquivo da parte 2.

    Também não consegui abrir a apostila completa de Jornalismo.

    Obrigada por mais esse post!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eita, que atualizar blog a noite e com sono não é recomendável mesmo! kkkk Obrigada por avisar dos erros, Fabiana! Já arrumei e testei todos, está tudo certo agora. Mas se mesmo assim continuar dando erro, me avisa que eu arrumo!

    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog, as dicas são muito boas! Obrigada por disponibilizar esses materiais. A apostila de jornalismo é bem completa.
    Vc poderia dar umas dicas sobre onde encontrar outros materiais para a prova, por exemplo: raciocínio lógico para quem não nem tem facilidade nem é chegado em exatas? Ah sim, e vc poderia fazer um post sobre a prova de redação? O que podemos esperar da Cespe nesse sentido?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Michele,
    Amei o seu blog. Estava mesmo precisando de algo assim. Tenho que turbinar meus estudos!!!
    Bjos!!!
    Sucessos!!!
    Daiane

    ResponderExcluir
  8. Oi gente, que bom que estou ajudando. Fiz um post sobre a prova de redação, mas não encontrei provas do Cespe...

    Quanto ao raciocínio lógico, a proposta do blog é de materiais específicos, mas tem muita gente pedindo ajuda... vou pensar em algo e post no blog pra vcs!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Para encontrar material de raciocínio lógico é só pesquisar no google e no youtube (este com aulas super explicativas) Encontrei no 4shared.com muito material.

    ResponderExcluir
  10. Olá Michele! Parabéns pelo blog e pela iniciativa! Estou com um probleminha para acessar as provas de 2004 de jornalismo, com o link que publicou aqui não consigo abrir. Se não for pedir muito, será que poderia enviar no meu e-mail: annakarlad@gmail.com?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá Michele! Como todos, meus parabéns! Adorei seu blog. Descobri através do blog da Mariana Mazza e realmente vai me ajudar muito na busca pelos materiais difíceis da nossa área.
    E se vc passou nos Correios não nos esqueça por aqui hein?!
    Beijos
    Aline Cordeiro - Brasília DF

    ResponderExcluir
  12. onde posso encontrar o gabarito da prova da Radiobrás de 2004?

    ResponderExcluir
  13. Ola, eu não consigo abrir os links dos livros no meu ipad1, ele diz que o adbe não pode ser instalado.no meu ipad tem o ibooks, mas ele não aceita abrir esses links q vc postou. Será que vcs poderiam me ajudar?Sandra.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Michele!Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar essa riqueza de material conosco. Tenho estudado para concursos e um tema na nossa área que tenho tido dificuldade de encontrar é o de novas mídias, redes sociais, webjornalismo. Enfim, o que tem no item 13 do edital do concurso pra jornalista da EBC e que sempre cobram em outros concursos tb. Vc tem indicação de livros e\ou apostilas sobre o assunto? obrigada, aline

    ResponderExcluir
  15. Olá, Michele!!!
    Parabéns pela iniciativa e pelo material disponibilizado em seu blog. Eh tudo que precisamos p/ estudar p/ esse concurso. O único problema, eh que não consigo abrir os links, pode me informar o motivo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Olá!Já procurei o gabarito da prova da Radiobrás 2004 e não achei em lugar algum. Alguém tem? Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Olá! O seu blog tem me ajudado com muitas dicas importantes e materiais muito válidos, mas não consigo baixar a apostila completa de Jornalismo. Vc pode me ajudar a conseguir esse material? Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Prezada Michele, seu blog é uma iniciativa maravilhosa e importantíssima para os colegas que têm objetivos específicos focados em concursos. Parabéns!! Mil abraços, Blan Tavares.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!