quinta-feira, 28 de julho de 2011

Série materias para a EBC: a prática posta à prova

Tenho recebido muitos e-mails e comentários no blog pedindo orientações quanto a prova prática prevista para o concurso da EBC, que valerá até 100 pontos, com peso 2,5. 

Pelo conteúdo programático do edital, entende-se que a EBC está em busca de profissionais que já tenham experiência na produção, planejamento, coordenação e execução de coberturas jornalísticas. 

Porém, para esta prova, além do conhecimento profissional é fundamental saber organizar a argumentação de maneira lógica e gramaticalmente correta. Em questões dissertativas o encadeamento das ideias deve seguir os passos introdução, desenvolvimento e conclusão e ser escrito de maneira impessoal (uso da 3ª pessoa). Para nós jornalistas, a produção de textos é obrigação de ofício; um motivo a mais para que a banca seja extremamente criteriosa na correção desta prova e para que os candidatos tenham cuidado redobrado na hora do exame. Por isso, compartilho com vocês os slides Aspectos Gerais da Redação Discursiva da professora Flávia Rita Sarmento. 

Aliás, super recomendo as vídeoaulas do curso de português específico para o Cespe/UnB a venda no site da professora. Fiz algumas aulas desse curso no ano passado e aprendi dicas valiosas e importantíssimas para lidar com a banca. 

Quanto aos conhecimentos específicos, disponibilizo os e-books Sobre Entrevistas, de Stela Guedes Caputo, da Coleção como fazer jornalismo e A arte fazer um jornal diário, de Ricardo Noblat. Ambos foram digitalizados pela Digital Source como forma de democratização da leitura. 

Nestes links disponibilizo, ainda, o estudo de mercado realizado pelo SEBRAE sobre Produção audiovisual, a Apostila Oficina de Comunicação e o Manual de Jornalismo Televisivo

As provas práticas que encontrei são de outras instituições; mesmo assim, podem servir de apoio para os candidatos neste concurso. Vamos a elas? 

Prova Discursiva do BNDES aplicada em 2009 pela Cesgranrio e o padrão de resposta esperado pela instituição. Prova objetiva e discursiva da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte aplicada pela FGV em 2010, gabarito e o padrão de resposta. Prova objetiva e discursiva do IBGE aplicada pela Cesgranrio em 2010, gabarito e padrão de respostasProva do Enade de 2006, gabarito e o padrão de respostas da prova discursiva. 

Não deixem de contar por aqui como se sairam, tá?! Bons estudos!

23 comentários:

  1. Arrasou!!
    Primeiraaaaaaaa de Sampa!!
    Post mais que demais!!

    ResponderExcluir
  2. Vai ser ágil assim lá na EBC! Tô impressionada... amei esse post!
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Ontem mesmo respondia a um questionamento sobre a redação. Para a prova de jornalista também espero que o Cespe peça a produção de uma matéria. A última prova para jornalista da Câmara dos Deputados (Imprensa Escrita), 2007, apresentou informações e pediu um texto jornalístico. Estou me preparando para tudo.

    ResponderExcluir
  4. Guria, tu és incansável! Parabéns e obrigado por todo esse apoio.

    ResponderExcluir
  5. Michele,

    e para a prova prática profissional de gestor, o que podemos esperar?

    O edital fala em descrição de ações em ordem cronológica.

    Você tem a referência de alguma prova e espelho que tenha pedido texto descritivo com passagens narrativas?

    Vai rolar um post específico para a vaga de gestor incluindo dicas para a prova prática profissional?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. E a convocação para os Correios? Alguma novidade?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde pessoal!
    Vocês sabem como será a avaliação da prova prática?
    Segundo o que li no edital, dá a impressão de que quanto menor o número de linhas redigidas, maior a nota. E acredito que isso pode ser um equívoco, afinal, a qualidade do texto nem sempre está relacionada ao seu tamanho.

    Façam um teste de acordo com o que define o edital, e vamos descobrir onde está o erro.
    Olhem isso:

    a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 100,00 pontos;

    b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: grafia/acentuação, pontuação/morfossintaxe, propriedade vocabular;

    c) será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato;

    d) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado e(ou) que ultrapassar a extensão máxima de 60 (sessenta) linhas;

    e) será calculada, então, para cada candidato, a nota final na prova prática profissional (NFPP) por meio da seguinte fórmula: NFPP = NC – 2 × NE/TL;

    Então, o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, alguém sabe me dizer se as apostilas da "Autodidata" valem a pena? Não tenho muito tempo para estudar, e pensei que talvez um material que tivesse todo o conteúdo reunido facilitaria bastante... http://www.apostilasautodidata.com.br/products/Apostila-concurso-da-EBC-%252d-Jornalista.html

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Como eu faço para ler os arquivos? Abre uma página da adobe e fica tudo preto, não aparecem os documentos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Tatiany, vai em download, escolhe o lugar de salvar, que daí abre de boa.
    Tbm pode ser por conta do navegador que vc usa, com o Mozilla abre tranquilo.

    Ana, não tive a mesma impressão que vc sobre a prova de redação, acho que, por exemplo, se o espaço máximo é para 60 linhas e o cara escreve 10, daí vai influenciar na nota... Eu nem sei o que esperar da prova da EBC...

    ResponderExcluir
  11. Nancyelle fofa! Obrigada pela atenção com os comentários aqui do blog! Valeu pela ajuda! Acredito que seja mesmo o navegador. As vezes acontece também de estar carregando e depois de um tempo aparecer o arquivo, mas se clicar em download já baixa direto no computador.

    Quanto a prova prática também não tenho ideia do que o Cespe está preparando, o jeito é se preparar para tudo mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Pessoal... uma luz aqui! rs

    Estou muito confusa com essa prova prática... e ela vale muito, ou seja, vai definir os 27 classificados! Antes, achava que a prova seria escrever um roteiro de programa de rádio ou tv, mas para GESTOR (o que tentarei)o conteúdo específico não contempla nada de telejornalismo ou radiojornalismo. No edital diz que é em ordem CRONOLÓGICA. O que vcs acham que pode cair?

    ResponderExcluir
  13. Eu creio que teremos de escrever um planejamento de cobertura jornalística para um determinado evento.

    Em tempo, muito obrigado Michele. Teu blog é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  14. Acertou em cheio heim Dylan ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá! Muito bom seu blog, viu?
    Fui aprovado para Produção Executiva de Rádio, TV e Mídias Digitais. Agora só falta a prova prática, que será em janeiro. Mas não consigo encontrar material de estudo, será que você pode ajudar? Agradeceria "bem de muitão", rs!

    ResponderExcluir
  16. ola boa noite... fui aprovado na prova para o cargo...
    Técnico de Produção e Manutenção de Empresa e Comunicação Pública – Atividade:
    Programação, sera que tem algum material? se poder recomendar agradeço.
    meu email...
    jandeilson@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. o que vai cair na prova pratica cargo 38-dir.imagem

    ResponderExcluir
  18. Michele Barros, você é a prova viva de o Universo é povoado de pessoas de coração bom, falo isso emocionado, pois, tenho enfrentado muitas dificuldades em encontrar material específico para concursos público na área de Comunicação/Jornalismo, ao encontrar você ontem na aldeia global (ou melhor, seu blog. Sou jornalista com diploma e de alma, afinal os pisciano são assim, mesmo acreditam e fazem este mundo ser melhor. Obrigado, muito obrigado e mais uma vez muito obrigado. Você é uma pessoa iluminada.
    Meu nome é Alecsandre Alves Oliveira, moro em Palmas-TO. Sofrir muito quando a nossa profissão foi desregulamentada, mais sei que nada é permanente a não ser a certeza de viemos aqui para sermos do BEM e para fazer o BEM, Michele você uma destas pessoas. Acordei há pouco tempo para a linha de concurso público. As Redações nos seduz, afinal é adrenalina pura.
    Parabéns, você é uma estrela na vida dos concurseiros jornalistas.
    Um abraço
    Do tamanho dos três oceanos.
    Alec Oliveira.
    e-mail: oliveira.alec@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Alecsander! Muito obrigada pelo seu comentário! Estava meio chateada e vc alegrou a minha noite! Fiquei realmente emocionada com suas palavras, eu nem mereço tudo isso... rsrs

    É, nós piscianos somos assim mesmo! heheheh Ótima sorte pra vc nos concursos! Estude muito que se a gente faz a nossa parte o resto o universo proporciona!

    Isso aqui está totalmente abandonado. Preciso retomar esse projeto, mas a vida é corrida demais... Sucesso pra vc jornalista!

    Abraços pra ti tb!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Me chamo Robson, tenho 40 anos, destes já estou atuando na área de jornalismo há 20 anos. Estou tentando, sem sucesso, há quatro anos, passar em um concurso da área. Hoje, navegando pela net, descobri seu blog e renovei minhas esperanças. Somos piscianos, o que me faz entender como uma pessoa como vc pode ser tão altruísta. Obrigado, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!