sábado, 16 de julho de 2011

Série materiais EBC: Legislação e Ética na Comunicação

Em mais um post com materiais para o concurso da EBC, trago o tema Legislação e Ética no Jornalismo

É preciso estar atento às pegadinhas, pois o Cespe gosta muito de testar os candidatos quanto a este tema. Em geral, trata-se de um assunto fácil, mas que exige que o candidato realmente conheça o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e demais Leis que regulamentam a profissão e a Comunicação no país para não se arriscar a perder pontos na prova. (Ainda mais quando se trata do sistema de uma errada anular uma certa, como é o caso deste da EBC.)

No concurso dos Correios, por exemplo, a prova aplicada pelo Cespe deixou muitos candidatos revoltados com a afirmação de que "o jornalista que trabalha em Assessoria de Imprensa pode deixar de ouvir todas as partes envolvidas". O item foi considerado certo, pois o Código de Ética dos Jornalistas, em seu artigo 12, item I, afirma que as especificidades das assessorias são ressalvadas, isto é, livres de responsabilidades comuns aos demais jornalistas. 

Outra pegadinha comum é quanto a Cláusula de Consciência, presente no artigo 13 do Código de Ética, que reserva ao jornalista o direito de se recusar a realizar quaisquer tarefas que agridam as suas convicções ou firam os princípios descritos no Código. 

Porém, não é apenas o nosso Código de Ética que regulamenta as ações dos jornalistas. Embora a Lei de Imprensa tenha sido revogada em 2009, há ainda diversas leis que regem a Comunicação e o Jornalismo no Brasil. O site da FENAJ disponibiliza todas elas neste link.

Nestes links disponibilizo a Apostila de Ética e Moral e a Apostila de Noções de Ética no Serviço Público. Estes materais servem para dar uma noção geral quanto aos conceitos de Deontologia e Teleologia na formação dos Códigos de Ética e Moral. 

Neste outro post já havia falado sobre o assunto com algumas dicas e vários links de materiais. 

Bons e estudos e ótimo fim de semana a todos!

7 comentários:

  1. Oi Michele!

    Os grupos de estudos ainda estão ativos?!

    Por gentileza qual e-mail p contato com vc?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não dei início ao grupo! Meu e-mail: michelebarros@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola, Michelle!
    Eu pretendo fazer o concurso da EBC. Tb sou jornalista mas fiz mts provas para tribunais e outras empresas da Adm Publ, entao fico meio perdida qt a concursos na minha propria area.
    Eu li o edital 2 vezes mas ainda tenho duvidas:
    Vai haver vagas para o RJ?
    Eu poderei entregar meu comprovante de atividade profissional (titulos) no RJ?
    Mt obrigada,
    Ana Paula Amaral

    ResponderExcluir
  4. Pra mim essa é uma das partes que mais pegam na hora da prova... Principalmente pela queda do diploma e pela lei de imprensa. Vc tem alguma dica?
    Parabéns pelo blog, descobri hoje e está sendo muito útil!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina, fico feliz de estar ajudando. Não entedi a sua dúvida, pode ser mais específica? Se quiser me envie um e-mail e eu tento te ajudar. michelebarros@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sua página está otima. Parabéns. Vânia

    ResponderExcluir
  7. Michele, tem como vc me enviar esse material por email? Não consigo abrir o link, se puder me enviar, meu email eh elianeconsuelo@hotmail.com ok? Obrigada querida!

    Eliane.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!