quinta-feira, 12 de maio de 2011

É tempo de relaxar!

Em vésperas de concurso, a melhor dica é relaxar! Tire um tempo para você: assista um bom filme, saia para um happy hour com os amigos — com moderação, claro, pois você precisa estar bem disposto no domingo —, durma até mais tarde (se puder), enfim, relaxe! Procure também mentalizar-se fazendo uma boa prova, com tranquilidade e certo da aprovação. 

Parece ensinamento retirado de livros como "O Segredo" e "Lei da Atração", mas mesmo que você ache isso tudo uma bobeira, mentalizar uma boa prova é uma das poucas coisas que se pode fazer às vésperas do concurso — e se pensar positivo não faz milagre, também não atrapalha. 
O concurso dos Correiros acontece no domingo e estamos chegando ao fim da semana; quem estudou, acumulou conhecimentos ao longo do tempo  e está preparado para enfrentar o teste. Quem não estudou, não é na última hora que irá aprender alguma coisa.
A polêmica sobre se estudar até a última hora é bom ou ruim é tema de inúmeras reportagens em vésperas de concursos e vestibulares. Não há consenso entre os especialistas, mas recomenda-se bom senso e equilíbrio. Tentar recuperar o tempo perdido só aumentará a ansiedade e pode levar o candidato à estafa ou ao famoso "branco" na hora da prova. No entanto, consultar resumos esquemáticos como forma de ativar a memória pode ser um bom trunfo para o candidato que se preparou ao longo do tempo. 
Eu mesma sempre dava de ombros a quem me dizia para não estudar na véspera e me agarrava aos materiais até 5 minutos antes de ir para o local da prova. Nada me demovia da ideia de mais alguns instantes para, literalmente, enfiar os conceitos na minha mente. 
Mas desta vez vou fazer diferente. Hoje ainda repasso o último resumo de alguns temas mais importantes da matéria específica e pronto. Resolvi seguir o conselho dos "mais velhos" e relaxar! Vou arrumar o cabelo, fazer as unhas e todas as fugacidades e frivolidades de que se privam aqueles que, visando a carreira pública, dedicam-se exclusivamente aos estudos. (Além do que, um pouco de vaidade sempre levanta a autoestima de uma mulher, certo garotas?) 
Amanhã estarei em São Paulo, comemorarei o aniversário de um amigo em um show para lá de bom da Banda Seu Chico; passarei o sábado rindo e conversando com os amigos, dormirei cedo e no domingo farei a melhor prova da minha vida! Inshalá, Oxalá e Amém! 

Enfim, esta é a minha dica de estudo de hoje: não estude e relaxe! ;-) 

PS1: Boa sorte a todos os concurseiros que no domingo, dia 15 de maio, estarão fazendo a prova do concurso dos Correios! Vamos todos rumo à aprovação! 

PS2: Volto no início da semana com a correção da prova específica de Jornalismo. Até lá!

8 comentários:

  1. Boa sorte pra nós amanhã! E vamos depois trocar figurinhas sobre a prova, néw

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, nossa que prova foi aquela, não? Conceitos de publicidade sendo cobrados sem nem ter sido mencionado no edital? Muito estranho,né?

    ResponderExcluir
  3. Olás!
    Também achei muito estranho ter questões de publicidade. Além disso, achei que cobrou muitos termos técnicos inúteis. Na hora que li "nononô" ri sozinho...

    Mas vamos esperar pra ver né..

    Abs,
    Braulio.

    ResponderExcluir
  4. kkkk O nononô foi piada mesmo, Braulio!

    Fiquei frustrada com essa prova. Atualidades do mundo da publicidade demais pra uma reles jornalista!

    Dando uma "googleada" descobri que Pitching é usado na produção audiovisual, que realmente abrange muito mais do que só telejornalismo, como falei, lembra?

    Enfim, como você disse, temos que esperar... =(

    ResponderExcluir
  5. Termos que nunca tinha ouvido falar: pitching, crossmedia, marketing 360, mix marketing, cloud computing, sítio-espelho, nononô...

    Dureza.
    Como vestibular, esses concursos definitivamente não escolhem os melhores, não indicam que os aprovados estarão preparados para exercer a profissão, enfim..não testam os conhecimentos necessários.
    Hoje fiquei muito chateado com os detalhezinhos inúteis...

    ResponderExcluir
  6. Crossmedia e cloud computing eu já tinha visto por cima, de resto também viajei... Esse tal de site-espelho nunca vi mais gordo! aff

    Esse prova decepcionou muita gente...

    Dureza mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Muito detalhes que com certeza pegaram valendo os jornalistas concurseiros! Vou fazer um post comentando a prova já já!

    ResponderExcluir
  8. Pois é, o que me consola é que isso pegou todo mundo de supresa... rsrs
    Faz o post sim que vou correndo ler e espalhar! ;-)
    Essa prova acabou comigo, estou sem energia para escrever. Vou esperar sair o gabarito, pra corrigir a prova e postar aqui.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!