terça-feira, 3 de maio de 2011

Código de Ética e Legislação

Tema presente em todos os concursos para Jornalistas, o Código de Ética e as legislações referentes à regulamentação da profissão de jornalista e da Comunicação Social estão disponíveis on-line (a maioria em formato pdf).





As questões de ética e legislação costumam ser cobradas em número reduzido (no máximo 3), mas o candidato deve estar preparado e atento para não cair nas famosas "pegadinhas".
Reuni os pontos mais cobrados neste resumo disponibilizado aqui.  É uma apostilinha que fiz para me ajudar nos estudos e que agora divido com vocês. Nada muito elaborado, apenas um resumo que pode ajudar a memorizar este assunto. Ao ser direcionado para o documento será necessário inscrever-se na página de compartilhamento do Acrobat, mas é rápido, grátis e muito fácil.
Uma dica é gravar a leitura do Código de Ética (que é curtinho) e baixar para ouvir no celular ou mp3. Não tenho embasamento científico para comprovar isto, mas acredito que ao nos depararmos com esses temas na prova a memória daquilo que ouvimos é ativada e fica fácil, fácil matar a questão. Já fiz isso e sempre dá super certo! 
Lei de Imprensa
Em abril de 2009, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, revogou a Lei de Imprensa. (Leia a notícia aqui.) Com a revogação, os crimes de injúria, difamação e calúnia passaram a ser definidos no âmbito do Código Penal e Civil e dependerá da avaliação de cada Juiz a decisão quanto ao famoso Direito de Resposta. Via de regra, não há mais o Direito de Resposta, embora conste do Código de Ética que a defesa desse é um dos deveres dos jornalistas.
Como a matéria é relativamente nova, há maior possibilidade de ser cobrada nos concursos.

Gostaram da dica? Então, "bora lá" estudar!

4 comentários:

  1. Olá Michele.
    Parabéns pela iniciativa! Pode ter certeza que vou seguir seu blog até eu passar. hehe. Espero que seja até meados de julho, quando sair o resultado dos correios. ehehe

    Então, sobre o código de ética...Toda vez que o leio e paro pra pensar no jornalismo feito pela grande imprensa tenho vontade de rir: dia após dia eles fazem alguma afronta aos princípios do Código...
    E para os nossos estudos é bem isso: temos que pensar no Código "em si" e não como é de fato a realidade jornalística...
    Mesmo em órgão público onde já trabalhei eu já tive que "afrontar" o Código. Eu, por exemplo, já tive que escrever coisas com as quais eu não concordava:afrontei a "cláusula de consciência" né. hehe

    E tem mais coisas ali no Código que acho meio 'ultrapassadas'. Por exemplo: acumular funções (eu pelo menos sou redator, editor, fotógrafo, tuítero, atualizador de site, diagramador...)...

    Enfim, como matéria do direito, temos que pensar nas leis e códigos em si, e não em como é ou não aplicado. (Aliás, para administração pública isso também vale. Na prática muitas vezes uma fundação é autarquia, uma fundação é empresa pública, uma empresa pública parece sociedade de economia mista (a COPASA daqui de Minas ninguém sabe dizer o que é) etc.

    Nossa já falei muito.
    Até a próxima e bons últimos estudos para todos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bráulio, obrigada pela audiência!

    Infelizmente tudo isso que você disse é a mais pura verdade! Acontecia a mesma coisa comigo e olha que eu trabalhava em um Sindicato! Acumulava funções, recebia salário abaixo do piso, jornada muito maior do que a permitida por Lei sem direito a hora-extras... um horror!

    Mas enfim, ou é isso, ou... Por isso escolhi a carreira pública e tenho me dedicado muito aos estudos. Também espero que minha saga tenha fim com o resultado do concurso dos Correios! Mas o blog vai continuar!

    Mais uma vez obrigada pela audiência e continue por aqui sim que vem muita coisa boa pela frente! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olha que coincidência! Eu trabalho em um sindicato! É o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (depois dê um pulo no site: www.sindsaudemg.org.br Vamos mudar o site em breve). Mas tirando o acúmulo de funções (que eu, sinceramente, não acho que seja 'antiético') e o salário relativamente baixo, é tudo dentro dos conformes: 5 horas por dia, horário flexível, posso me rejeitar a escrever algo que eu não concorde, se faço hora extra eu compenso faltando depois, tem vale-transporte, lanche, carteira assinada etc. Tudo certinho...

    Desde que formei - no final do ano passado - eu fui contratado lá no Sindicato (onde eu estagiava desde o meio do ano)... Apenas desde o semestre passado é que comecei a ficar atento a concursos públicos. Fiz apenas dois concursos e esse dos correios é o primeiro que estou dedicando bastante (apesar de trabalhar cinco horas por dia, tenho estudado - desde que saiu o edital - umas cinco horas por dia também). Mas enfim, eu sempre soube que pro setor privado eu nunca vou. Então fico no sindicato e torcendo pra entrar na carreira pública.

    Aqui, como esses dias finais é mais para revisões mesmo (e como a gente aparentemente tem entendimentos semelhantes sobre várias coisas) podíamos combinar um dia de trocar figurinhas (dicas, sugestões, materiais, opiniões etc) no msn ou no gtalk...

    Conversando instantaneamente é mais fácil do que por comentários em blog ou por e-mails né...

    Me mande um email lá no brauliosiffert@gmail.com pra gente ir combinando, caso você ache interessante, claro.

    É isso.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. O problema não é "afrontar" o Código de Ética e sim a precarização do trabalho. E isso é ainda pior quando vem de um Sindicato que, por princípio e fim, deveria defender o trabalhador... Mas enfim.. #outros500
    Vou te mandar um e-mail pra gente conversar!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!