terça-feira, 10 de maio de 2011

Fundamentos e Teorias da Comunicação

Agenda Setting, Indústria Cultural, Aldeia Global e Espiral do Silêncio são alguns dos termos pertinentes aos estudos da influência dos meios de comunicação de massa na sociedade. As teorias e hipóteses acerca dos Fundamentos e Processos da Comunicação têm marcadas sua relevância para a criação de modelos jornalísticos que, ainda hoje, estão presentes nos chamados Mass Media
Tudo isso parece muito distante quando, no dia a dia da profissão, automatizados ao "fazer jornalístico", não nos damos conta que a informação segue o mesmo modelo fundamentado nos estudos de Lasswel, no final dos anos 40, em que o receptor é parte ativa no processo comunicacional. Mas quem não se lembra da famosa frase de McLuhan "o meio é a mensagem"? 
Mesmo que muitas dessas teorias já tenham sido contestadas e superadas, o fato é que ainda são foco de estudos nas faculdades de Comunicação e também para a maioria dos concursos públicos para jornalistas. É preciso estar atento ao conteúdo programático do edital e buscar provas já aplicadas pela banca a fim de avaliar a importância dada ao tema e a maneira como é cobrado pela organizadora. 
Nas provas do Cespe, normalmente, estão presentes apenas as principais Teorias. No entanto, a banca costuma misturar conceitos ou aplicá-los à pratica profissional, o que pode confundir e induzir candidatos menos preparados ao erro. Já nas da Cesgranrio, o tema é cobrado com bastante profundidade, por isso é recomendado o estudo de bibliografias que tratam também da Sociologia e Psicologia da Comunicação, além das principais Teorias e Hipóteses. 
Para orientar meus estudos fiz esta apostila que divido com vocês aqui. Nos links a seguir trago três e-books acerca do tema, disponibilizados para distribuição gratuita aqui, aqui e aqui

Então, é isso. Espero ter ajudado! Bons estudos!

9 comentários:

  1. Olá Michele, muito legal o seu blog. As dicas são realmente muito boas. Uma boa dica de estudo também é fazer os cursos de Teorias da Comunicação do Ensino a distância do Curso Radix.

    ResponderExcluir
  2. Legal você ter disponibilizado esse material por aqui, Michele!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Josir, obrigada pelo comentário. Não conheço este curso... Pode me dar mais informações sobre ele?

    ResponderExcluir
  4. Michele... parabéns pelo blog. Ajuda bastante a encontrar material disponível em um só local! :)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Lucas! Boa sorte e bons estudos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Michele!
    Seu blog foi indicado em um dos milhares de forum de concursos que costumo entrar... vc esta de PARABENS! Conteúdo Claro e valioso pra quem leva a serio o concurso público! Estou indicando para todos os meus amigos, afinal, um trabalho precioso desse deve ser reconhecido!
    Que Deus te Ilumine muito... pq o que vc faz atraves desse blog é um trabalho muito bacana de ajuda ao próximo!
    Um forte abraço

    Renata Calixto - Brasília/DF

    ResponderExcluir
  7. Olá Michele!
    Adorei teu blog, estou iniciando agora essa jornada de concursos. No entanto Estou com dificuldade de encontrar os assuntos que estão no edital do BNDES. Tem alguma bibliografia que você possa sugerir? Esses links que você postou tem todos os assuntos?
    Obrigada! Aguardo resposta.

    Alana

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Michele!
    Muito bom encontrar pessoas que entendem que o conhecimento deve ser compartilhado, não guardado eternamente para si.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá, não consigo visualizar os materiais dos links. aparece uma página do Acrobt. Como eu faço, por favor?

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!