quarta-feira, 25 de maio de 2011

Gêneros e tipologias textuais no jornalismo

No jornalismo, os gêneros textuais são compreendidos em opinativo e informativo e podem fazer uso das tipologias narrativa, descritiva e dissertativa.

As provas de concursos públicos costumam cobrar do candidato o conhecimento básico a respeito dos diversos tipos de textos jornalísticos abrangidos nesses dois gêneros. Neste tema, trata-se de conceitos simples, mas que exigem atenção para não cairmos nas pegadinhas. 

Quem fez a prova do concurso dos Correios percebeu o quanto uma simples questão acerca de gêneros pode se tornar uma "casca de banana" (como diz a Mariana Mazza do blog Jornalistas Concurseiros) e derrubar o candidato menos atento. O enunciado elaborado pelo Cespe dizia "Charge pode ser definida como uma piada gráfica que faz uma crônica leve do cotidiano e serve para divertir." No gabarito, a questão foi considerada errada, o que revoltou muitos candidatos e gerou a interposição de diversos recursos contra a avaliação da banca. 

O gabarito oficial só será divulgado no dia 5 de julho, mas acredito que a resposta continuará válida, uma vez que o exagero (não a leveza) e a crítica são as principais características desta crônica humorística. 

Geralmente as perguntas sobre este tema resumem-se em estabelecer as diferencias entre o que é opinativo ou informativo, qual o tipo de linguagem utilizada em cada um dos tipos textuais empregados no jornalismo, bem como as suas funções. 

Encontrei dois blogs com textos interessantes a respeito o jornalismo opinativo. O primeiro é o Diário de um repórter, de Ariane Fonseca; o outro é O Vigilante, da professora Virgínia Salomão. Este último traz também materiais importantes a respeito da Sociologia, Teoria e História da Comunicação.

Neste link do site da professora Thais Bueno, há uma apostila bem completa sobre a classificação dos gêneros jornalísticos. Super indico!

Para direcionar meus estudos fiz um resumo destes tópicos reunidos na apostila que disponibilizo aqui


Aproveitem as dicas e bons estudos!

5 comentários:

  1. muito bom o resumo, Michele

    ResponderExcluir
  2. Adoro esses teus posts! Você consegue cascavilhar cada coisa massa! Uma verdadeira jornalista investigativa!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha Como dizem, a necessidade ensina a gente a pular!

    E viva o "santo" google! =)

    ResponderExcluir
  4. Eu caí bonitinho nessa da Charge. Calcula a raiva que passei quando vi o gabarito!!! Aí vem você, Michele, fazendo todo o sentido do mundo... que bom que o google me ajudou a te achar!! Valeu pelas dicas, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Michele, vc é um anjo! Blog espetacular!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!