quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pós-gabarito: recursos, ressaca e outros concursos

Divulguei que faria a correção integral da prova do Concurso dos Correios, mas pela quantidade de questões subjetivas e que podem ser anuladas após os recursos é mais prudente esperar o resultado final, que será divulgado no dia 5 de julho. 
Acompanhando as discussões dos jornalistas concurseiros no twitter e no blog Jornalistas Concurseiros, de Mariana Mazza, é fácil perceber a insatisfação geral dos candidatos com a banca organizadora Cespe/UnB. Perguntas subjetivas, outras que extrapolam os temas propostos no edital, outras, ainda, com respostas contrárias aquelas que deveriam ser, tudo isso acabou nivelando a pontuação por baixo e gerou muita revolta nos concurseiros. 
Esse sentimento de "ressaca moral" de quem estudou e ainda assim teve uma pontuação abaixo do esperado é normal, principalmente em se tratando de provas do Cespe. O que não podemos é desistir. Sabe aquela música: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"? Então, agora é seguir em frente: procurar informações sobre aquilo que errou para não errar novamente e estudar ainda mais para os próximos editais. Vida de jornalista concurseiro é assim, ATÉ passar
Se não concorda com a banca, faça os recursos, pois ainda dá tempo. (O nosso prazo final é até o dia 20 de maio às 18h.) É verdade que o site do Cespe está travando e eu mesma ainda não consegui fazer todos os recursos, mas é direito do candidato e temos que, ao menos, tentar. 

Sugestões de recursos 
Trago aqui as minhas sugestões. Os recursos que preparei são das questões da prova específica. A banca não aceita argumentos idênticos, então, se forem fazer recursos das mesmas questões, tomem como base os meus, mas criem o seu próprio texto para não correr o risco de ter seu pedido indeferido, ok? Seguem os questões: 

  • 51. A questão afirma que publicidade tem sentido conotativo nos atos do Poder Público, mas a própria constituição em seu artigo 37 diz que a administração obedecerá ao princípio de publicidade, que conforme o dicionário Houaiss é "1.característica do que é público". Portanto, o sentido assumido pela palavra DENOTA a referida relação, já que não há mudança de sentido (conotação);
  • 81. A questão extrapola o tema, pois Web 2.0 "identifica sites de networking social, ferramentas de comunicação, wikis e etiquetagem eletrônica (tags), baseados na colaboração e que entendem que a natureza da rede é orgânica, social e emergente. Atualmente, Web 2.0 é o termo mais difundido dentro da indústria de tecnologia como sinônimo de sites colaborativos." Segundo a Wikipédia "sítios-espelhos e discos-espelhos são terminologias computacionais que referem-se a uma cópia exata de um conjunto de dados (data set)", isto é, "uma cópia exata de um outro site" Ou seja, uma coisa não tem nada a ver com a outra, concordam? 
  •  87. Rafe ou Rough é o boneco. Um software de editoração eletrônica não elimina a necessidade da impressão do rafe para correções. Especialistas na criação publicitária, também acreditam que o rafe é necessário para que o criador não fique preso apenas às ferramentas que conhece do software, pois isso limita a criatividade na produção gráfica;
  • 107. O tema extrapola os objetivos de avaliação, pois jornalismo digital refere-se à produção de textos para a internet e não à construção de páginas na web. A comunicação digital, embora faça uso das ferramentas hipertexto e hiperlink, não denota o domínio do profissional em áreas da tecnologia da informação. Portanto, a questão vai além do tema proposto e deve ser anulada. 

Bom, gente, essa foi a minha contribuição. No blog da Mariana Mazza há uma discussão sobre os recursos que podemos fazer, passa lá pra dar uma olhadinha!

Próximos concursos 
Agora é bola pra frente continuar estudando para os próximos editais. Estão abertas inscrições para: 

Prefeitura de Ouro Preto 

Concurso para cadastro de reserva de jornalista. Requisito: Superior em Comunicação Social e registro no órgão de classe. Salário inicial: R$ 2.187/30hs semanais. Leia o edital aqui.

Concurso Público da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - Casan

Vaga para jornalista com salário de R$3887. 25h/sem. As inscrições para o edital 01/2011, estão abertas no período compreendido entre às 08h00 do dia 16 de maio de 2011 e às 18h00 do dia 20 de junho de 2011, horário oficial de Brasília. Confira no site da Fepese.

Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul - CREMERS 

Vaga para jornalista para atuação em Porto Alegre. Mais informações no site da FUNDATEC

Senai de Tocantis 

Aberto processo seletivo para contratação de Jornalista a partir do 6o período. 
Confira o edital aqui

Boa sorte e bons estudos!

2 comentários:

  1. Michele,li os outros posts, vc arrasou na pesquisa, menina! Seu blog é ótimo!Super obrigada por ter divulgado os links e tudo mais! Vc tem tudo para passar em um bom concurso, boa sorte, beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nancyelle, fico feliz de ver que meu trabalho por aqui está sendo útil! Boa sorte para você também! bj, bj!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!