quinta-feira, 26 de maio de 2011

Técnicas de redação e edição jornalística

Dando sequência ao post de ontem, os gêneros jornalísticos requerem uma linguagem e uma técnica redacional específica, que é umas das primeiras matérias ensinadas nas Faculdades de Jornalismo e que nos acompanhará ao longo da vida profissional.

O lead ou lide é o "guia" do texto, a estruturação por ordem de importância dos fatos narrados que responde as seis perguntas básicas do jornalismo: o que, quem, quando, como, onde e por quê. A consagrada fórmula da pirâmide invertida foi introduzida no Brasil nos anos 50 pelo jornal Diário Carioca com um texto de Joaquim Manoel sob o pseudônimo de Dalton Jobin, na coluna “Cartas a um foca”. 

Como forma de homogeneizar a escrita dos textos publicados, os jornais lançaram seus Manuais de Redação que estabelecem regras a serem observadas pelos jornalistas ao redigirem seus matérias. Como já disse em um dos posts do blog, este é um item básico na bibliografia dos profissionais de jornalismo e também deve ser usado como fonte de estudos para concursos públicos. 

Por mais que no dia a dia da profissão estas regras já estejam incorporadas ao "fazer jornalístico", o estudo organizado e sistematizado do tema é importante, pois estes conceitos são bastante cobrados em todos os concursos públicos da área, uma vez que o texto é o produto final do trabalho de um jornalista. 

Por isso, trago minhas contribuições aos jornalistas concurseiros: elaborei um resumo sobre o tema disponibilizado aqui. Em minhas pesquisas pela internet encontrei este Manual de Redação Jornalística e esta apostila de Redação e Edição Jornalística

Bons estudos a todos!

10 comentários:

  1. Encontrei exatamente o que buscava. Blog Muito bom e
    esclarecedor. Parabéns MICHELLE.
    Abraço
    Verá Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Estou estudando para concurso público e esse material vai me ajudar nos tópicos "A notícia" e "Técnicas de redação". Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Moça, eu não sou muito de comentar, mas OBRIGADA!!! Finalmente achei muita coisa que estava procurando.

    Na verdade eu sou de Relações Públicas! Mas se já há pouco material sobre concursos para jornalista, que dirá pra RPs!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, sou de Turismo, mas vou prestar um concurso que pede essas matérias de Jornalismo. Nossa, ajudou demais. Agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Está de parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo conteúdo e muito obrigado pela excelente contribuição, Michele! Um grande abraço e sucesso sempre a vc!

    ResponderExcluir
  7. Oi, gente. Oi Michele. Obrigada pela ajuda. Estou tentando abrir os arquivos, mas não estou conseguindo. Alguém poderia me dar uma luz ou enviar os arquivos por email, fazendo favor? marceladapaz@yahoo.com.br

    Muito obrigada...

    ResponderExcluir
  8. Olá, Michele! Tudo bom? Não estou conseguindo baixar nenhum dos arquivos. Estranho! Você poderia me passar por email, porfavor? daianarodrigues.comunicacao@gmail.com
    Obrigada e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!