sábado, 7 de maio de 2011

Nova Ortografia já é tema de concursos públicos

Saber escrever corretamente é obrigação de todo jornalista. A entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009, trouxe para as bancas organizadoras de concursos públicos mais um tema para estar presente em suas provas. E então, você já sabe escrever de acordo com a nova regra?

Como diz Marco Camargo, um dos apresentadores do "Ídolos" (programa que eu adoro, confesso!), "cantar é obrigação" dos candidatos àquele programa. A alusão ao reality show serve para ilustrar que, assim como quem quer ser aprovado lá precisa ter domínio do instrumento vocal, para conquistarmos uma vaga na carreira pública, nós, jornalistas concurseiros, por dever e instrumento de ofício, devemos dominar a arte de escrever. Para isso, é necessário saber usar corretamente a ortografia oficial e respeitar a norma culta da língua. 
Nas provas de concursos públicos a Língua Portuguesa é matéria básica, de peso 1, mas nem por isso tem sua importância diminuída. (Ainda mais para quem a palavra escrita é o meio de ganhar a vida.) Para ser aprovado num concurso é preciso saber as regras, as exceções, a sintaxe, a concordância, a regência e tudo o  mais para que um texto seja bem escrito, "afinado" e harmônico como uma canção. 
Se no dia a dia corrido da profissão o (santo) "Word" nos "salva", nas provas só podemos mesmo contar com o nosso "HD mental". Por isso, é importante preparar-se para não ser "pego de calças curtas" na hora da prova. 
Com a aprovação do Novo Acordo Ortográfico, os editais de concursos passaram a inserir o tema em seus conteúdos programáticos. O candidato deve ficar atento ao edital para verificar se o item será ou não cobrado em prova. Se não for especificado prevalece a norma antiga, que valerá até dezembro de 2012. 
Muitas mudanças ocorreram e a principal e mais complexa delas é com relação a utilização do hífen. Como a matéria é nova, as bancas podem elaborar "pegadinhas" e acabar confundindo os candidatos menos atentos. 
Trago, então, este link do LFG - Concursos Públicos disponibilizado gratuitamente, em que o professor Marcondes Júnior ensina, em 4 vídeoaulas (escrito tudo junto, de acordo com a nova regra), as principais modificações trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico. 
O Guia do Novo Acordo Ortográfico, de Douglas Tufano, também disponível gratuitamente, traz as mudanças explicadas de forma didática e bem completa. Este Guia, da Editora Melhoramentos, pode ser baixando aqui

A tabela exibida abaixo é um guia prático para o emprego do hífen. 



Aproveitem a dica e tenham um ótimo fim de semana! E a todas as mamães, em especialmente para a minha, um Feliz dia das Mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!