segunda-feira, 2 de maio de 2011

A hora é agora e o momento é já!

Com nossos colegas concurseiros da área jurídica devemos aprender que a preparação para um concurso é longa e exige disciplina, determinação e perseverança. Passar num concursos público "de primeira" é quase como ganhar na mega-sena acumulada sozinho. (Mais fácil fazer uma fezinha...)
Em geral, os editais de abertura de concursos dão  de 1 a 3 meses para que o candidato estude uma gama enorme de assuntos que comporão a prova. Então, se você quer mesmo entrar para a carreira pública deve começar seus estudos bem antes de o edital ser lançado. A hora é agora e o momento é já!
Muitos podem pensar:  "ah, nem precisa estudar a parte específica! Eu sou jornalista, me formei nessa profissão! Então não tem como errar nada! É moleza!" (Melhor sentar num pudim...)
Confesso que antes de decidir me tornar uma "concurseira profissional" também pensava assim e o resultado, óbvio, era a reprovação.
O fato é que as bancas organizadoras de concursos estão a cada dia dificultando mais e mais o nível das questões, principalmente das provas específicas que têm peso 2.
Para estar entre os classificados é necessário obter, no mínimo, 60% de pontuação na prova específica. Porém, classificar-se está longe de significar estar entre os aprovados, que geralmente têm uma média de 80% de acertos. Então, meus caros, é o tal do "estudar ATÉ passar e não PARA passar", famosa frase do especialista em concursos William Douglas.
Em breve farei um post detalhando como age cada banca organizadora com relação às provas, pontuação e conteúdo programático. Abaixo segue o conteúdo programático específico cobrado hoje pela maioria da bancas:

História do Jornalismo Brasileiro. Fundamentos da Comunicação: Sociologia da Comunicação, Modelos teóricos de comunicação e os processos de significação. Novas tecnologias de comunicação. Novas mídias e jornalismo on-line. Produção audiovisual: Radiojornalismo e Telejornalismo. Assessoria de Imprensa. Comunicação  organizacional:  Planejamento  Estratégico  de Comunicação e Gestão de Crises. Técnicas de redação e edição jornalística. Técnica  de  Reportagem. Produção Gráfica e Editoração Eletrônica. Ética e Legislação jornalística.

Estes temas estão presentes na maioria dos concursos da área e são a grande tendência para os conteúdos programáticos, principalmente as questões da comunicação on-line e novas mídias.

Bons estudos!

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