terça-feira, 17 de maio de 2011

Prova dos Correios: primeiras correções

Olá, jornalistas concurseiros! 

Demorei, mas estou aqui para fazer minhas observações sobre o concurso dos Correios. Pelos comentários que tenho lido em fóruns e blogs de concurseiros, muita gente se frustrou com a prova (inclusive eu); em especial com a parte de informática e a cobrança de conceitos de publicidade e propaganda (que não constam no conteúdo programático do edital) e de termos técnicos pouco conhecidos como pitching, crossmedia, marketing 360 — estes a banca pode alegar estarem enquadrados dentro do "Temas Emergentes da Comunicação", citado no conteúdo específico. Já as questões de português e inglês foram bem tranquilas, basicamente de interpretação de textos. 

Português: em apenas 6 das 20 questões foram cobrados conceitos de ortografia e gramática. As principais dúvidas foram quanto ao uso obrigatório da vírgula e a significação da palavra "viça". 
A Cespe segue as normas da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), ou seja, a Lei pura. Assim, o uso da vírgula é obrigatório quando o termo isolado for uma expressão com mais de quatro palavras. Segundo o Houaiss, "viçar" é o mesmo que vicejar, que por sua vez significa manifestar-se com força. 
A parte de Redação Oficial estava fácil. Como disse no post sobre o assunto, a clareza, concisão e uso da norma culta (já bem conhecidas pelos jornalistas) são características deste tipo de texto. O uso de linguagem técnica afronta a clareza textual, já a identificação é obrigatória visto que as comunicações são feitas em nome do Poder Público (princípio da impessoalidade). 

Administração: pegadinhas quanto as personalidades jurídicas na administração pública. Outra pegadinha foi misturar os conceitos de emprego e cargo público, que são regidos por normas diferentes. Esta quem leu o edital mais atentamente saberia que estava errada, já que lá diz que a contratação será feita com base na CLT e não na Lei 8.112/90 (regime estatutário). Quanto ao Estatuto do ECT duas questões fáceis e as duas corretas. Apenas a primeira estava correta.

Informática: a Cespe pegou pesado e passou uma rasteira nos concurseiros, até mesmo nos mais preparados. No site Eu Vou Passar, o professor de informática João Antonio fez a correção desta parte da prova que pode ser vista aqui.

Prova específica 
As questões cobrando conceitos de publicidade e propaganda surpreenderam a todos. Mesmo relacionado ao princípio da publicidade dos atos da Administração Pública, não constava no conteúdo programático o item Publicidade e Propaganda.

A parte de teoria estava bem elaborada, mas me pegou nos conceitos de sociologia da comunicação. 

Sobre o pitching encontrei explicações aqui . Trata-se de uma forma de convencer empresários a investir numa ideia. É usado no ramo da publicidade, mas também pode estar enquadrado em produção audiovisual, já que o tal concurso de pitching é para produção em televisão. O site TV BRASIL promove estes concursos com base na Lei 8.666/93, que trata das licitações públicas. Bom, isso foi o que consegui apurar pesquisando pela Internet. 

Confesso que não estava preparada para o tema web-rádio, nem tenho bibliografia sobre o assunto. (Alguém ai tem algum texto sobre isso para que eu possa divulgar aqui?) Também nunca ouvi falar de sítio-espelho e disco-espelho (que deveria estar na parte de informática, pois referem-se à terminologia computacional e conceitos de Internet). Essa questão da prova foi tirada da Wikipédia, acreditam? Leiam aqui

Na parte de produção gráfica os termos rafe e nononô (este é piada pronta, né?) podem ter confundido os candidatos. Rafe ou Rough é um termo bastante usado na criação publicitária, mas trata-se do  vulgo boneco. Aqui encontrei algumas explicações sobre Projeto Gráfico e diagramação.

Sobre a produção audiovisual foram cobrados conceitos bem mais amplos do que o habitual telejornalismo. Encontrei um Guia da Produção Audiovisual em que explicam o termo storyline, entre outros. 

O restante estava mais tranquilo. Quem estudou o Código de Ética e a Lei que regulamenta a profissão de jornalista conseguiu responder tranquilamente. (Leia o post que fiz sobre o tema aqui.)

No próximo post farei a correção integral da parte específica, já que o gabarito preliminar só será divulgado hoje à noite, no site da Cespe/UnB. Fiquemos na torcida!

Update


O link para consulta individual é este aqui.


Os gabaritos estão todos trocados. Encontrei o de jornalismo no link da prova de História. Quem quiser pode acessá-lo aqui.

O gabarito da prova de conhecimentos básicos está neste link aqui.

8 comentários:

  1. Na verdade, todos têm que acessar o gabarito correto na página própria de acompanhamento, na seção "Consulta gabarito preliminar e caderno de questões"...
    Só lá é certo que o gabarito refere-se à sua prova.

    Abs, Braulio.

    PS: Das questões de ética, bloco que também achei tranquilo, errei uma que não concordo: "O jornalismo investigativo (...) desde que os fins o justifiquem". Pra mim é errado porque faltou "e desde que esgotadas todas as outras possibilidades de apuração", conforme diz, explicitamente, o Código.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tão ansiosa quando vi os gabaritos que nem me liguei nisso que você falou. O link para o acesso individual é o https://www.security.cespe.unb.br/CORREIOS_11_NS/gabaritoObjetiva/default.asp

    Fiz 69% do total de pontos, e você?

    Do bloco do Código de Ética havia deixado em branco a sobre estrangeiros ocuparem cargo de editor-chefe pensando em pensar melhor nela quando fosse passar o gabarito e acabou que não deu tempo...

    Essa que você falou se justifica porque no Código de Ética diz: ..."salvo em casos de incontestável interesse público." O fato é que existe uma possibilidade de justificativa, então consideraram certa.

    ResponderExcluir
  3. Uai, você tem uma pequena chance hein!
    Faça uns bons recursos aí, que você tem chance!

    Vou nem dizer quanto eu fiz.. hehe
    Mas para um primeiro concurso, valeu o aprendizado...Aliás o principal aprendizado foi que a 'matéria' que eu mais tenho que estudar é a matéria 'banca'.

    Abraço, boa sorte e vamos estudar pro próximo. "Estudar até passar", e não "estudar para passar"...alguém disse isso por aí né!? Não sei se você ou a Mariana... mas tá valendo!

    PS: Sobre a do jornalismo investigativo. Claro, tem a coisa dos fins, mas o conectivo que tá lá no Código é o "e", de adição. Ou seja, os fins têm que justificar a atitude E todas as outras possibilidades têm que estar esgotadas.

    ResponderExcluir
  4. Adorei teu post, Michele! Muito bom que você já traz informações sobre vários dos temas que cairam na prova.

    Eu fui muito ruim e informática, administração pública e inglês. Quer dizer, não errei tantas, mas eliminando as em branco, fiquei com pouquíssimos acertos.

    Também jurei que a segunda questão da legislação do ECT estava correta. Vou reler o edital com calma...

    Vamos ver agora o que dá, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. hehehe Essa frase é do William Douglas, mas eu coloquei ela em algum post aqui no blog sim! rs

    Refiz as contas, deu 63 pontos. Será que estou concorrendo? Sei não... enfim, agora é esperar até julho e continuar estudando!

    Nisso o compromisso com o blog vai me ajudar a não desanimar e estudar até passar! rs E você também, não desanima não, hein!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Mariana! O bom é que gente vai se complementando nessa missão de divulgar os concursos e dicas para jornalistas concurseiros, né...

    ;-)

    ResponderExcluir
  7. Eii Michelle, assim como a Mariana Mazza, vc está de parabéns pelo blog!!!Antes de tudo,adorei sua definição de "profissão mais ingrata da história"..kkkkkkkkkk é rir para não chorar!!É lamentável demais essa desvalorização,pela qual passa nossa profissão..Quanto aos correios, também marquei como correta a 2° do estatuto..Acho descabida a questão das câmeras ocultas estar correta!Algo que vai tão de encontro ao Código..E a partirde agora,estudo parte de comunicaçãodo wikipedia todinhoo..até de RP se bestar!!!hauahuhauah Agora é aguardar né!!Abç e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Oi Priscila, obrigada! Pois é, seria cômico se não fosse trágico, ser jornalista é dureza! Eu também vou estudar wikipédia para as provas da Cespe! kkkkk Tenho até uma apostila feita a partir dela pra postar aqui!
    Abraços e bom trabalho pra você também!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!