sexta-feira, 20 de maio de 2011

Organização e método de estudo para concursos

Acabou de prestar um concurso, mas não se saiu tão bem quanto esperava? Saiba que a desistência é o principal fator da não aprovação dos candidatos aos cargos públicos. Por isso, o lema dos concurseiros é um só: "estudar ATÉ passar"! Para ser aprovado em concursos públicos não existe fórmula "mágica" (isso, aliás, já existiu para alguma coisa na vida?). A fórmula, no entanto, é simples — mas não significa que seja fácil — e exige perseverança, disciplina, organização e muito estudo. 

O primeiro passo na jornada por um cargo público é definir a carreira para a qual irá focar. Os concursos para jornalista são poucos, se considerarmos os da área jurídica. Em compensação, a concorrência é menor e há menos matérias a serem estudas. O importante é manter o foco naquilo que escolher ou preparar-se nas matérias básicas (português, inglês, informática, matemática e raciocínio lógico) enquanto pesquisa por um edital que julgue interessante. Neste blog, o principal foco são as matérias específicas de jornalismo, que geralmente têm peso 2 e que definem a classificação de um candidato numa prova.






Aprenda com os erros 

Se você já está focado na área, prestou uma prova e não foi tão bem, tire, no máximo, uma semana de folga e retorne aos estudos para manter os conhecimentos ativos na memória e não perder o que já foi conquistado. Revise a prova, buscando informações sobre aquilo que errou para não errar novamente, verifique quais são os pontos fracos e foque neles na volta aos estudos. 


Estudar para concursos exige método 
Para uma estratégia e metodologia de estudo eficiente é preciso um bom material e uma técnica de aprendizagem. Esta última, por sua vez, requer organização dos temas a serem estudados, a distribuição do tempo de estudo, avançando e revisando na leitura, entendimento, estruturação e memorização das informações. 

Especialistas recomendam aos concurseiros estudar, no mínimo, três horas por dia em seis dias da semana. (Podendo variar para mais ou menos dentro da disponibilidade de tempo de cada um.) O importante é planejar-se para ocupar as "horas vagas" com os estudos, deixando sempre uma "folga" nos horários para que imprevistos não atrapalhem o cumprimento do plano. 

Faça um programa de estudos e cumpra-o à risca. Estabeleça os horários para o estudo, distribuindo-os em duas matérias para cada dia. Dilua o estudo ao longo do tempo, intercalando matérias com pequenas pausas entre elas, para uma melhor memorização. Em geral, o tempo deve ser de uma hora para cada tópico, com intervalos de 5 a 10 minutos entre eles. 

Ao retomar o estudo de um tema, faça a revisão dos tópicos estudados no dia anterior e só depois avance na matéria. Resumos esquemáticos e mapas mentais são grandes aliados dos concurseiros na hora das revisões e também nos dias próximos à data do concurso. 

Ao terminar o estudo de um tema pratique em provas antigas respondendo apenas as questões relacionadas a ele para não perder o foco. (O ideal é que sejam da banca para a qual você prestará o concurso.) Assim você poderá perceber o que aprendeu, o precisa estudar mais, quais são as pegadinhas da banca, etc. Neste post publiquei vários sites onde é possível buscar provas e questões de concursos anteriores. 

Rede social dos concurseiro
A rede social Atépassar, criada especialmente para concurseiros (é bem parecida com o facebook), tem o objetivo de integrar os candidatos para troca de ideias e materiais de estudo. Nela também é possível fazer um plano de estudos por matéria, tema e tempo. É uma ótima ferramenta para organização dos estudos e o melhor é que é gratuita! 


Isto posto, "bora" fazer o planejamento e estudar! ;-)


Um comentário:

  1. Adorei o post! A partir de amanhã vou trazer umas diquinhas também de como se preparar melhor para concursos.

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!