quarta-feira, 4 de maio de 2011

Jornalismo on-line, novas mídias e tecnologias

O jornalismo on-line — grande tema da atualidade, presente em TODOS os concursos públicos para jornalistas — havia sido incorporado à grade acadêmica há pouco tempo quando me formei, em 2003. Não cheguei nem a ter uma disciplina específica no currículo, apenas esparsas explicações e tentativas de adaptação dos conteúdos, já que pouco se sabia sobre o assunto, à época. E lá se foram 8 anos, desde então. Tempo que representa "anos-luz" em termos de desenvolvimento de tecnologias, aplicativos e construção de teorias e caminhos para a comunicação digital.
O boom das redes sociais — e da percepção dessas como ferramentas para o jornalismo e a publicidade — tornaram ainda mais complexo o que se convencionou chamar de jornalismo on-line.
Se "no meu tempo" os jornalistas ainda "engatinhavam" no exercício da profissão na Internet, hoje o webwriter, como é conhecido o profissional da comunicação on-line, deve ser multimídia e capaz de manusear corretamente ferramentas como a Intranet (rede usada para conectar os computadores de uma empresa e facilitar a comunicação de seus funcionários e entre departamentos), redes sociais (sim, Facebook e Twitter não são "bobeiras" de adolescentes e é obrigação de todo jornalista saber usá-los), blogs, videologs, wikis, etc.
Curiosamente, minha primeira experiência com o Twitter foi justamente em uma questão de prova. O Cespe perguntava "o Twitter é um serviço de microblogging gratuito que permite aos ususários compartilhar textos de, no máximo, 1.400 caracteres." Como eu mal sabia do que se tratava por partilhar do pensamento de que o tal bichinho "é coisa de adolescente que não tem o que fazer", perdi a questão.
Hoje, me tornei uma "twitteira" e sei bem que o microblog permite a digitação de apenas 140 caracteres e não 1.400, como afirmava a banca, na prova.
O ciberespaço e as novas mídias e tecnologias para a comunicação digital têm ocupado um grande espaço nas provas dos concursos para jornalistas, por isso é preciso estar interado à nova tendência para ter chances de aprovação.
A partir de questionamentos de provas elaborei uma apostila sobre o assunto disponibilizada aqui. No blog Midia 8 (que está entre os blogs preferidos ali no cantinho direito da página), há diversos livros sobre o tema disponibilizados para download gratuito aqui. Além desses, há ainda o Guia de Jornalismo na Internet.

Então é isso. Aproveitem a dica e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!