quinta-feira, 5 de maio de 2011

Assessoria de Imprensa é coisa de jornalista!

Para muitos autores, o assessor de imprensa não é mais um jornalista, porque seu papel é divulgar o que interessa a seu cliente e não o que é direito do público saber. No entanto, o Assessor de Imprensa deve saber avaliar jornalisticamente todos os acontecimentos que envolvam a organização assessorada. 
Muito ainda se discute sobre o papel dos jornalistas e dos profissionais de relações públicas na Assessoria de Comunicação das organizações, porém, por Lei, a Assessoria de Imprensa deve ser exclusivamente exercida pelo jornalista. 
Discussões filosóficas à parte, o fato é que esse é mais um dos temas que deve ser foco de estudo de todos nós jornalistas concurseiros. 
A polêmica em torno do tema levou a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) a elaborar o "Manual de Assessoria de Comunicação", disponinibilizado on-line pelo órgão e que pode servir de material de estudo para concursos. 
Outro material indicado é o livro "Assessoria de Imprensa - como fazer", de Rivaldo Chinem, que foi digitalizado pelo grupo Digital Source e disponibilizado gratuitamente como forma de acesso democrático à cultura. 
Além desses, há também o curso on-line "O papel da Assessoria de Imprensa" que pode ser acessado gratuitamente no site JurisWay, Sistema Educacional On-Line. (Olha nossos colegas da área jurídica nos ajudando...)
Outras bibliografias indicadas são: DUARTE, Jorge (org). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia; FERRARETO, Luiz A. KOPLIN, Elisa. Assessoria de Imprensa - teoria e prática; LOPES. Boanerges. O que é assessoria de imprensa e MAFEI, Maristela. Assessoria de Imprensa - como se relacionar com a mídia. 

Clique nos links para ter acesso aos materiais e mãos à obra, ou melhor, aos estudos!

4 comentários:

  1. Legal essa dca! Assessoria de imprensa é um dos temas que mais cai em concurso, até porque é uma das atividades que mais vamos fazer se entrarmos nas vagas oferecidas pelo serviço público...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Mariana! Mas tenho dúvida se o assunto será abordado também no concurso dos Correios, já que não consta no conteúdo programático do edital. O que você pensa sobre isso?

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas dicas em assessoria!!! Adorei o blog... parabéns! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Michele, tudo bem? O exercício da atividade de assessor de imprensa não é exclusiva dos jornalistas. Sabe-se que, na década de 80, o Conselho de Relações Públicas permitiu que o jornalista atuasse nesta área devido à importância da troca de saberes e dos conhecimentos específicos de cada profissão em benefício do próprio assessorado. Nos EUA e Europa, o jornalista que atua em assessoria de imprensa tem seu direito de exercício profissional cassado enquanto realizar tal função, já que a mesma foge do âmbito jornalístico. Não se esqueça de que você é uma formadora de opinião, portanto, cuidado com o que escreve. A assessoria de imprensa não é exclusiva dos jornalistas, nem mesmo dos relações-públicas, afinal, nós sabemos que profissionais de Administração, Letras, Publicidade e até mesmo Economia (pois é, conheço economista que atua como assessor de imprensa) que, após cursarem especialização na área, exercem normalmente esta função. Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!