terça-feira, 24 de maio de 2011

Apostilas virtuais: o risco de comprar "gato por lebre"

Se você chegou até aqui é porque, como eu, viu nos concursos públicos uma chance de conquistar um emprego na área e está ávido por informações que o ajudem na corrida por um cargo público. 

A falta de materiais específicos para concursos para o cargo de jornalista é o principal problema enfrentado por quem entra "no mundo dos concurseiros" e é preciso estar atento para não ser enganado por oportunistas de plantão.

A profissionalização dos concursos públicos tornou-se um nicho promissor e rentável. Há muita gente séria no mercado, mas há também — e, infelizmente, como em todas as outras áreas — os que veem neste ramo apenas um meio de ganhar dinheiro fácil.

Sim, eu já cai no conto da apostila virtual (o link leva a "apostila" que eu comprei e não recomendo) e sei bem do que estou falando. A generalização é perigosa e burra, mas não aconselho a compra de apostilas virtuais, especialmente as vendidas em sites como Mercado Livre e Toda Oferta.  Pesquise muito antes de fechar negócio, não entre em qualquer anúncio de "apostilas de conhecimento específico para o concurso tal", pois, na maioria dos casos, as ditas "apostilas" não passam de "catanças" feitas na internet; basta dar uma "googleda" para descobrir a enganação: muitos são e-books disponibilizados gratuitamente ou arquivos da Wikipédia ou, ainda, fruto de violação de direitos autorais. 

Estas apostilas podem custar entre R$15,00 e R$50,00. (Mas, na minha opinião, não valem a pena...) 

O outro lado... 
A dica é procurar os sites de Editoras reconhecidamente especializadas em concursos públicos para não ser enganado. Em geral, estes materiais reúnem provas de concursos anteriores (assunto já abordado neste outro post). 

Comprei a apostila do CECOM, da jornalista Flávia Passos, mas, a meu ver, o material deixa muito a desejar por abordar de forma superficial os assuntos propostos para estudo e por deixar de fora os temas história do jornalismo, rádiojornalismo, telejornalismo, produção gráfica e ética e legislação. No entanto, é a mais confiável das apostilas virtuais da nossa área. Vendida pela Editora Multimídia, esta apostila virtual custa R$35,00. 

No site da Editora Multimídia há também outras apostilas virtuais para concursos para jornalista, mas desconheço o conteúdo e não posso afirmar se valem ou não a pena. Alguém já experimentou?

O que eu indico 
O livro-apostila "Obras Jornalísticas - Uma Síntese", de Ellis Regina Araújo e Elizete Cristina de Souza, lançado pela Editora Vestcon, especializada em materiais e cursos para concursos públicos. O livro reúne de forma didática perspectivas de autores da Comunicação como Mauro Wolf, Cremilda Medina, Melvin L. Defleur e outros, acerca dos temas mais cobrados em concursos para jornalistas. 

O material não é virtual, ou seja, é realmente um livro feito em papel, o que liberta o candidato de ter que ficar atrelado à leitura na tela de um computador. Nele são abordados os temas: teoria da comunicação, objetividade jornalística, mídia impressa, radiojornalismo, telejornalismo, história da imprensa, novas tecnologias, assessoria de imprensa, ética jornalística e legislação. Ao final do livro, há ainda questões de provas com gabaritos comentados. O único ponto fraco é que deixa de fora as matérias produção gráfica e jornalismo on-line. O material custa R$22,50. 

Há um ano estudando para concursos para jornalista, este foi o material mais completo e confiável que encontrei "no mundo dos concursos". A partir desta apostila é que tenho direcionado meus estudos da comunicação, complementado com o "Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo" (material obrigatório para quem cursou jornalismo), provas antigas de concursos voltados para a área e muita pesquisa em sites que disponibilizam e-books gratuitos. Um deles é o Scribd, onde é possível compartilhar e-books de forma democrática e segura, pois os conteúdos disponibilizados têm suas licenças abertas, ou seja, não se trata de pirataria e sim de acesso democrático à informação.


Ao Sucesso! Vem gente!

19 comentários:

  1. Michele, ótimo post (como sempre)!
    Seu blog tem me ajudado muito com a divulgação de links de materiais. Tou na super torcida pela sua aprovação!
    A Ellis Regina foi minha professora na universidade e é excelente! Sou até suspeita para falar, pois é uma querida mesmo;)
    E a editora Vestcon é bastante conceituada aqui em BSB, vou comprar o material da Vestcon tbm.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito contente mesmo de estar ajudando, Nancyelle!

    Que bacana você ter sido aluna dela! Compre o livro sim, ele é muito bom, vai te ajudar bastante.

    Fico aqui na torcida por você também! beijos

    ResponderExcluir
  3. Mi, dentro dos posts sobre "como se preparar para concursos" lá do Jornalistas Concurseiros, estou preparando um para falr sobre livros e apostilas.

    Já fiz um post falando sobre algumas dessas apostilas, mas realmente não comprei muitas delas para comparar.

    O Obras Jornalísticas é material de primeira necessidade para concurseiros da área de jornalismo, mas só ele não basta. A apostila da Cecom é organizada e traz alguns assuntos mais recentes, mas ainda não aprofunda nos textos.

    Essas outras apostilas você corre muito o risco de comprar essas cópias de textos da net. E o material às vezes vem tão bagunçado, que nem dá para saber por onde começar a estudar por ele. Eita vida difícil essa de jornalista concurseiro!

    Acho que uma dica é comprar realmente em locais confiáveis, como a Vestcon, e buscar na net provas e materiais. Esse teu blog mesmo é um achado! E claro que vou citá-lo em outro post que já tô preparando sore como se preprarar usando a internet a seu favor!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. É Mari, nós duas nos complementando na blogsfera dos concursos para jornalistas! Obrigada pela divulgação!

    bj, bj!

    ResponderExcluir
  5. Michele, parabéns pelo blog! Legal a iniciativa de ajudar órfãs de material de estudo!
    Eu também já caí no conto da apostila virtual e perdi uma grana, inclusive foi da editora multimídia. Não gostei, tive realmente a impressão que ela tinha sido retirada do google e também era bastante bagunçada. Depois dessa não compro mais apostilas virtuais.

    Também só confio na Vestcom para apostilas. O livro "Obras Jornalísticas" é um achado, praticamente a base, mas, como Mariana disse, não é o bastante.
    Eu tenho também o "Comunicação Integrada", ele fala um pouquinho de publicidade e propaganda, marketing, jornalismo e RP. Vem com legislação da constituição e com o CONAR, além dos exercícios no final. Se quiser te mando o índice. Ele não me foi tão útil quanto o "Obras Jornalísticas", mas também não acho que tenha perdido dinheiro.

    Acho que todo site de venda de livros deveria disponibilizar o índice de cada livro, pois eu também já comprei "gato por lebre" com relação a livros.Comprei um de teorias da comunicação que vinha falando sobre temas polêmicos, como aborto. Tive tanta raiva que num sei nem por onde ele anda. É vivendo e aprendendo!

    Bons estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarisse. Poderia me mandar o índice do livro Comunicação Integrada? Obrigada!

      Excluir
    2. Estou bem atrasada aqui, pois estas postagens têm mais de2 anos ... mas, de qualquer forma, se puderem me ajudar me passando o índice do livro "Comunicação Integrada", fico imensamente agradecida !!! :)

      Excluir
  6. Oi, Clarisse!

    Obrigada e que bom que você tenha chegado até aqui! Espero mesmo estar ajudando!

    Eu já comprei o Comunicação Integrada, estou esperando chegar.

    Pois é, vivendo e aprendendo. Por isso, precisamos divulgar bastante este tema e previnir que outros concurseiros não sejam mais enganados.

    Bons estudos pra ti também! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Michele, muito obrigada pelas informações disponibilizadas. Vc não tem idéia do quanto me ajudou. Já estava quase perdendo as esperanças de achar material decente sobre jornalismo na net, mas aqui encontrei muita coisa bacana. Dá para complementar muito com o livro que tenho Obras - uma sintese da vestcon, que também recomendo, apesar de ser um material incompleto no que tange ao que é pedido nos concursos da área atualmente.

    Um grande abraço,

    Priscila

    ResponderExcluir
  8. Oi, Priscila! Que bom que gostou fico muito feliz em ajudar! Se tiver alguma dica ou material para compartilar é só falar que eu publico!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele! Você gostou do livro Comunicação Integrada?

      Excluir
  9. michele adorei o blog! Parabéns! Aproveitando, gostaria de indicar o site www.iAulas.com.br lá você vai encontrar mais de 10 mil apostilas para download gratuito dos mais variados assuntos... espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  10. Michele seu post é muito importante! Trabalho com comunicação digital e o que chamo de "farra das apostilas virtuais" é apenas um meio fácil que algumas pessas encontram para ganhar dinheiro.

    Estes materiais são no geral bastante genéricos, com conteúdo desatualizado e muitas vezes capturado da própria rede.

    Os colegas que desejam preparar-se corretamente devem procurar materiais de autores conhecidos e de editoras sérias, como é o caso do "Obras Jornalísticas" que você mesma citou.

    Gostaria de finalizar parabenizando-a pelo blog. Pretendo acompanhar seus posts com frequencia à partir de agora. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Uma iniciativa legal essa sua de ter um blog para ajudar os jornalistas a encontrar o caminho dos estudos. Realmente material para a nossa área não é moleza, e o pior, nas provas eles citam autores que nem sabiam existir, ai fica difícil mesmo. Os livros citados por você eu já possuo, estou em busca de complementações.
    A Vestcon também tem um outro livro: Livro Comunicação Integrada - Teoria, Legislação e Exercícios, que ajuda um pouco.

    É isso...
    Querendo trocar experiências, estou a disposição

    ResponderExcluir
  12. Acabei de comprar uma apostila da Editora Multimídia, que arrenpendimento, é péssima! Digitação incorreta, questões de uma alternativa no gabarito aparecem como V ou F e por vão os erros, dinheiro jogado fora! Não arrisquem!

    ResponderExcluir
  13. Acabei de comprar uma apostila da Editora Multimídia, que arrependimento, é péssima! Digitação incorreta, questões de uma alternativa no gabarito aparecem como V ou F e por aí vão os erros, dinheiro jogado fora! Não arrisquem!

    ResponderExcluir
  14. Estou em busca de materiais para estudar. Se não fosse pelo post e pelos comentários dos colegas, já teria "caído" em muitas "furadas". Obrigada a todos que compartilham essas preciosas informações!! Assim que adquirir, dou um feed back a vocês!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  15. Comprei uma da Multimidia e to gostando até agora. Já tinha comprado outras apostilas e não achei tão didática quanto essa. Legal q tem mtos exercícios o que tá me ajudando bastante. Acho que depende mesmo de cada um, nem Jesus agradou a todos não é. Rs.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pelas dicas, Michele. Estou começando a estudar para concurso e quero muito comprar o livro "Obras Jornalísticas - Uma Síntese", mas não consigo achar de jeito nenhum. Você tem algum para me vender?

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita e pelo comentário! Bons estudos!